Extra

A história da SEAT revela que a marca começou por produzir automóveis de turismo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-07-2020
A história deste fabricante automóvel começou em 9 de Maio de 1950. A empresa foi fundada pela holding financeira e industrial detida pelo país, INI, enquanto que o seu nome significa Sociedad Española de Automóviles de Turismo (Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo).
 
A sua sede localiza-se em Martorell, Espanha, perto de Barcelona. Desde 1990 o grupos alemão Volkswagen detém 99,99% das «ações da empresa. Nos seus primeiros tempos, a empresa produziu pequenos carros tais como o 1500, 850, 124, 129 e outros modelos compactos e económicos. Em 1976, produziu o seu carro 3.000.0000. os carros da marca foram exportados para o Egito, e países da América Latina e da Europa.
 
Os seguintes modelos representam a gama atual da empresa:
• Carros citadinos: Mii 5 portas hatchback.
• Supermini: Ibiza portas hatchback.
• Pequenos carros familiares: Leon 5 portas hatchback station.
• Crossovers: Arona, Ateca e Tarraco.
• Vans: Alhambra van.
Para além de veículos de passageiros a empresa produz atualmente scooters elétricas – EXS KickScooter.
 
 
A SEAT Sport, uma subsidiária da empresa, produziu o SEAT Cordoba WRC, que conquistou vitórias no afamado WRC (World Rally Championship), SEAT 1430/124D que participou no Rally Monte Carlo.
 
O modelo SEAT Sport, que participou no WTCC (World Touring Car Championship) e no BTCC (British Touring Car Championship), tornou-se também conhecido em todo o mundo.
Nos anos que se seguiram, a subsidiária passou a chamar-se Cupra. Atualmente produz veículos de elevado desempenho com base nos modelos atuais da SEAT. São eles o Cupra Leon, Cupra Ateca e Cupra Formentor.
 
O aspeto cheio de estilo, os elevados níveis de segurança e fiabilidade distinguem todos os carros produzidos por esta marca.
 
O artigo foi escrito por Rexbo.pt
 
 

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE