Coimbra

A Criada Zerlina com Luísa Cruz no TAGV. João Botelho é o encenador

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-03-2019

O cineasta João Botelho volta ao papel de encenador com um texto sobre o momento de retrospeção de uma velha criada.

PUBLICIDADE

O monólogo A Criada Zerlina, carregado de paixão, desejo e ciúme, é interpretado por Luísa Cruz e com cenografia do artista Pedro Cabrita Reis. Esta nova criação será levada à cena, no TAGV, dia 08 de março, às 21h30.

O cineasta João Botelho encena um texto do austríaco Hermann Broch: “Passo a vida a fazer teatro nos filmes. Agora vou tentar fazer um bocadinho de cinema em teatro”
“Não se pode fazer bom teatro sobre alguma coisa. Só se pode fazer bom teatro com algumas belas coisas. Um texto sublime sobre a mais bela e terrível história de amor, uma bela e prodigiosa atriz que transformará em verdade o intenso monólogo da velha criada Zerlina, um magnífico canapé onde o senhor A. está no meio de um amontoado de móveis, a estender os seus inquietos pensamentos, a falar pouco e a ouvir muito, numa tarde quente de um domingo de verão, uma sala negra, íntima, uma janela alta com gelosias corridas que apenas deixa passar um pequeno raio de luz para ferir a obscuridade onde a revelação e o triunfo do texto devem acontecer. Tudo isto me oferecem. 
A filosofia de um cineasta reside na luz, nas sombras, no enquadramento, na direção dos atores. Mas, aqui, o enquadramento está já decidido (o teatro acontece sempre em plano geral). Restam-me a luz, as sombras e a comunhão com a maravilhosa Luísa Cruz. O que não é pouco. “

PUBLICIDADE

publicidade

João Botelho passou, enquanto estudante, pela Universidade de Coimbra e foi dirigente do CITAC. O cineasta, com uma longa carreia e prémios, volta ao papel de encenador depois de o ter desempenhado na ópera “Banksters”, em 2011.

João Botelho escolheu a atriz Luísa Cruz para este monólogo. Luísa Cruz que, em teatro, trabalhou com Luís Miguel Cintra, Adriano Luz, Christiane Laurent, Stephan Stroux, Miguel Guilherme, José Wallenstein, Ricardo Pais, Nuno Carinhas, G. B. Corsetti, António Pires, Beatriz Batarda, Marco Martins, Cristina Cravalhal, entre outros. E foi premiada várias vezes com o Prémio de Melhor Atriz (Globo de Ouro 2005, Globo de Ouro 2011, SPA-Sociedade Portuguesa de Autores, Caminhos do Cinema Português, CinEuphoria, entre outros).

PUBLICIDADE

No final do espetáculo, o encenador João Botelho conversa com o público.

O preço dos bilhetes varia entre os 7 euros e os 5 euros (com desconto). 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE