Vamos

A ciência da Paz em debate no Exploratório com José Manuel Pureza

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-06-2022

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks, esta quarta-feira, 8 de junho, às 18h30. José Manuel Pureza, deputado e vice-presidente da Assembleia da República na última legislatura, docente e investigador da Universidade de Coimbra, virá responder a uma pergunta que nunca pareceu tão fundamental: E se estudássemos mais a paz? A entrada é livre.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 8 de junho, entre as 18h30 e as 19h30, voltamos a pôr os Pontos nos iii, na continuação do programa de conversas com investigadores. A sessão de junho do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório, com José Manuel Pureza, docente e investigador da Universidade de Coimbra na área dos Estudos para a Paz, a conversar sobre a necessidade de uma “ciência para a paz”. Numa altura em que, de acordo com as suas próprias palavras, “a imensidão destruidora da guerra ocupa todo o espaço público”.

José Manuel Pureza é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a especialidade de História e Teoria das Relações Internacionais. Foi deputado pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República Portuguesa na XI, XIII e XIV Legislatura, tendo assumido a Vice-Presidência da AR. Investigador do Centro de Estudos Sociais da UC, onde coordenou o Núcleo de Estudos para a Paz, as suas prioridades na investigação incluem as construções teóricas da paz e os estudos críticos sobre segurança, os direitos humanos e o direito internacional, tendo publicado nestas áreas.

PUBLICIDADE

publicidade

“A imensidão destruidora da guerra ocupa, por estes dias, todo o espaço público. Os nossos discursos comuns ajudam a que assim seja. Precisamos de um conhecimento que encare as guerras sem angelismos, que sirva não só para as explicar, mas para as mudar em dinâmicas de paz”, afirma José Manuel Pureza. Para isso, prossegue o investigador do CES, “precisamos de uma ciência da paz que assuma as violências, que permita conhecer com rigor os seus mecanismos de alimentação, mas que forneça os instrumentos para uma superação das violências e para uma paz positiva”. E esse “é um desafio crucial para o nosso tempo”, conclui.

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa organizado pelo Exploratório de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem, habitualmente, na primeira quarta-feira do mês, das 18h30 às 19h30.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE