Exposições

A cidade como instrumento de poder em exposição na Torre de Almedina

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-05-2018

 Uma exposição sobre urbanismo medieval em Portugal está patente em Coimbra, na Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada do Museu Municipal), de terça-feira a sábado, entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00.

PUBLICIDADE

Intitulada ‘Cidades novas medievais: a cidade como instrumento de poder’, a exposição, que está patente até 01 de março de 2019, relaciona a construção das cidades com a composição e construção do Reino e procura destacar “a importância da cidade medieval na “construção” do reino de Portugal, no período que medeia entre os séculos XII e XIV”.

PUBLICIDADE

publicidade

Polo de ordenamento do território recém-conquistado e instrumento do processo de centralização do poder, a cidade medieval e, sobretudo, “a cidade nova, criada onde se entendeu necessário, é analisada na sua vertente compositiva: a forma, os elementos e as funções”, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

“Partindo de textos e imagens, a apreensão do processo de fundação urbana complementa-se, de forma particularmente didática, através da exploração da maqueta existente na Torre de Almedina, que reconstitui a estrutura defensiva da cidade medieval” – respetivas muralhas, torres de vigilância e portas da cidade.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE