Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

A Biblioteca Joanina é uma cápsula que mostra coisas que permanecem no mundo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-12-2013

 O livro ‘Biblioteca Joanina’, da autoria de Carlos Fiolhais e Paulo Mendes, foi apresentado hoje em Coimbra e pretende ser uma extensão de um espaço “invulgar e cheio de pormenores”.

PUBLICIDADE

Os dois físicos Carlos Fiolhais e Paulo Mendes juntaram-se para escrever e fotografar, respetivamente, a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, querendo que a obra seja “uma representação de uma das bibliotecas mais bonitas do mundo”, explicou à agência Lusa Carlos Fiolhais.

A obra, em edição bilingue (português e inglês), permite que o “visitante possa levar a biblioteca para casa”, fazendo com que um espaço “invulgar” seja vulgarizado “no bom sentido: que a biblioteca seja pública e para as pessoas”, contou.

PUBLICIDADE

publicidade

A Biblioteca Joanina, segundo Carlos Fiolhais, “merece uma visita repetida”, por se encontrarem sempre “pormenores e olhares variados”.

“O mundo pode mudar e muda, mas a biblioteca é uma cápsula que mostra coisas que permanecem no mundo”, mudando apenas os olhares, que se “vão modernizando”, afirmou.

PUBLICIDADE

A produção do livro iniciou-se há seis meses, mas começou a ser pensado “há cerca de seis anos”, quando Carlos Fiolhais era ainda diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Paulo Mendes começou a fotografar a biblioteca em 2007, na altura para a criação de um DVD, passando naquele espaço “muitos dias”, com as fotografias a “exigirem tempo”, deixando-se, por vezes, apenas sentar “a ficar a olhar e a ver” os pormenores.

As fotografias surgem em perspetivas e lugares de pouco acesso para os visitantes, de acordo com Paulo Mendes, que diz que os registos fotográficos “proporcionam às pessoas uma recordação, como se levassem um pouco da biblioteca consigo e pudessem revisitá-la com o livro”.

O livro, com uma tiragem de mil exemplares, surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com