Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

A banda de Coimbra Ginga comemora 21 anos com o lançamento do single e videoclip “Era uma Velha”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-04-2021

Depois do álbum “Insano”, lançado em 2018 pela banda Ginga, é agora a vez de apresentar o mais recente videoclipe e  single “Era uma Velha”, que fará parte do novo álbum a lançar no final deste ano.
O novo disco intitulado “Inquietos hoje, amanhã também” celebra os 21º aniversário de Ginga, fundado em Coimbra no ano 2000.

PUBLICIDADE

Este tema com letra em forma de lengalenga, foi adaptada pelo músico fundador da banda, António Santos Simões, que lhe deu vida com música e arranjos da sua autoria. A lengalenga, essa, conta-nos a história de uma velha, coitada, que debaixo da cama tinha um monte de bicharada, que, a zurrar e a ganir, não a deixava dormir, e surge descrita no cancioneiro tradicional português, com origem em Trás-os-Montes e Alto Douro, associada às brincadeiras infantis de outrora.

Nestes tempos difíceis e tão imprevisíveis que todos atravessamos, foi intenção da banda “gravar um tema diferente, com uma estética que motive a diversão, no fundo, com um sentido que nos eleve a moral e que nos transporte para a ingenuidade e felicidade tão próprias da nossa infância”, enfatiza Arménio Santa, também músico fundador da banda.

PUBLICIDADE

publicidade

O videoclipe e gravação da música contaram com a participação de António Santos Simões (guitarra e voz), Arménio Santa (concertina e voz), David Lopes (teclados), Luís Formiga (bateria) e Licínio Santos “Xará”, com a participação especial de Nuno Coelho (baixo). O papel de “Velha” foi protagonizado pelo músico e ator António Freire, gaiteiro e reconhecido defensor da Gaita-de-Fole . A realização e fotografia ficou a cargo de Bruno Pires.

O vídeo já se encontra no youtube, mas pode também ouvir este novo trabalho através da página de Facebook da banda www.facebook.com/bandaginga

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com