Região

“A bagagem que trazemos em termos de conhecimento é sempre maior do que qualquer prémio” (com vídeo)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 15-09-2022

Sofia Miranda e Marta Estrela, bombeiras de 2ª dos Bombeiros Voluntários de Mira, participaram de 7 a 11 de setembro no World Rescue Challenge 2022, na vertente de trauma. Não ganharam, mas com elas trouxeram conhecimento, já que é uma competição que coloca à prova a sabedoria dos participantes com situações que retratam a realidade. 

PUBLICIDADE

Explosões, queimaduras e atropelamentos são algumas situações de catástrofe que são colocadas no cenário da prova, em que as duas socorristas tiveram de aplicar todos os cuidados de saúde que aplicariam numa situação real e, assim, ultrapassar o desafio.

Sofia e Marta foram sujeitas a duas provas de 10 minutos cada, uma standard, com uma vítima apenas, e outra complexa, com duas vítimas. “Nós vamos de uma situação de isolamento, em que não temos noção do cenário que estão a montar, e só sabemos quando o apito soa e se desenrola todo o processo”, explicou Sofia Miranda.

PUBLICIDADE

publicidade

Para os Bombeiros Voluntários de Mira foi uma estreia no mundial e, a participação da equipa, surgiu pela ligação à vertente de saúde, uma vez que maior parte das ocorrências desta corporação são situações de ambulância.

“A experiência foi muito boa. Ver outros países a trabalhar acaba sempre por ter algo para ensinar. Usam materiais diferentes e a bagagem que trazemos em termos de conhecimento é sempre maior do que qualquer prémio”, partilhou Sofia Miranda.

PUBLICIDADE

Sofia Miranda em declarações ao NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE