Município divulgou as iniciativas agendadas para os dias 21 e 22 de fevereiro no concelho.
Se gosta de cinema, o Cineteatro Messias apresenta o filme “Pai Mãe Irmã Irmão”. Tratam-se de três histórias sobre as relações de filhos adultos uns com os outros e com o pai, mãe ou pais distantes. Cada capítulo tem lugar no presente e num país diferente: “Pai” no nordeste dos E.U.A, “Mãe” em Dublin, Irlanda, e “Irmã Irmão” em Paris, França.
A sessão tem lugar às 21:30 de sábado e os bilhetes têm um custo de 4,50 euros. Mais informações através do mail teatromessias@cm-mealhada.pt ou do telefone 231 209 870.
PUBLICIDADE

O Espaço Inovação Mealhada recebe no sábado, 21 de fevereiro, uma conferência/formação nsobre o Orçamento do Estado 2026. A iniciativa, com entrada gratuita, é promovida pelo IEBA Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, em parceria com o Município da Mealhada e a ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira.
Entre as 10:00 e as 12:00, serão abordados temas como as alterações ao IRS, IRC, IVA, IMT, IMI e IS, estatuto dos Benefícios Fiscais e CPPT e enquadramento prático para a atividade empresarial. Inscrições através do mail ieba@ieba.org.pt ou do telemóvel 918 600 020.
Uma semana depois do previsto, as ruas da Mealhada acolhem o desfile “Carnaval de Palmo e Meio”. A partir das 15:00 de sábado, está prevista a presença de milhares de crianças e famílias no centro da Mealhada.
Será uma tarde de muita alegria, com as cores das fantasias de crianças oriundas do Agrupamento de Escolas da Mealhada e de diversas instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

A música também faz parte das propostas na sede de concelho. No domingo 22 de fevereiro, pelas 16:30, o Cineteatro Messias recebe o espetáculo que assinala o 4º aniversário da Associação Filarmónica do Luso.
Nesta tarde especial, sobe também a palco a Sociedade Filarmónica União Pedroguense, num encontro que reforça os laços entre bandas e valoriza o papel fundamental das filarmónicas na promoção da cultura musical e do património artístico.
Um programa diversificado, pensado para marcar esta data simbólica e proporcionar ao público um momento de celebração, partilha e comunhão através da música.

No Luso, este sábado 21 de fevereiro está agendada para as 09:00 uma ação de voluntariado denominada “A Mata do Bussaco precisa de ajuda”. Iniciativa promovida pela Fundação Mata do Bussaco e Junta de Freguesia de Luso, com concentração junto ao Palace.
Depois dos estragos provocados pelo mau tempo, é tempo de agir. A Mata é património natural, identidade e orgulho do território e precisa da ajuda da comunidade.

Se gosta de conhecer a história do concelho, tem oportunidade de no sábado, 21 de fevereiro, participar numa visita guiada. A proposta passa, a partir das 16:30, por uma visita guiada ao Hotel Alegre.
Trata-se de uma boutique hotel histórico, familiar e intimista na vila do Luso. O edifício foi construído em 1859 para ser casa de férias do Conde da Graciosa e foi a primeira casa senhorial a ser construída em Luso.
Com o desenvolvimento da terra como destino de férias dos ricos e nobres em finais do Século XIX, muita gente nobre ou abastada, construiu a sua própria casa de férias em Luso, dando à vila um ar aristocrático e eclético típico da “belle-époque”. Uma visita guiada por Nuno Alegre, proprietário e diretor do Hotel Alegre.

Para domingo, 22 de fevereiro, pode visitar o Mercadinho Livre da Pampilhosa no Largo do Garoto. Entre as 10:00 e as 18:00, pode ver a exposição EDURRIO (ciência e sensibilização ambiental, com o objetivo de dar a conhecer os ecossistemas ribeirinhos urbanos, a sua biodiversidade e a importância da sua preservação).
Demonstrações Dungeons & Dragons; Hora do Conto em Família, com Sara Neves – Histórias encantadas para crianças; e concerto com Luís Travassos “Sou à Viola” (finalista do programa Ídolos) e uma das vozes mais promissoras da canção de Coimbra são outras das iniciativas inseridas nesta iniciativa.
You must be logged in to post a comment.