Saúde

Morre nas urgências à espera de ser atendido

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-03-2023

Um homem, de 82 anos, morreu na quarta-feira, 1 de março, por volta das 23:30, à espera de ser atendido no serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo, em Évora.

PUBLICIDADE

O homem tinha sido observado às 19:00 e foi-lhe atribuída a pulseira amarela da triagem.

O doente em causa “tinha várias comorbidades associadas, tendo sido retirado e observado depois das 23:00”, explicou fonte do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) ao Jornal de Notícias (JN).

PUBLICIDADE

O idoso acabaria por morrer na zona de triagem e o óbito declarado meia hora depois da segunda observação. “Esteve quatro horas e meia à espera de ser atendido quando o protocolo determina que o primeiro atendimento pós triagem não deve demorar mais de 60 minutos”, lê-se na notícia.

Segundo o JN que questionou o Gabinete de Comunicação e Marketing do hospital se a vítima seria autopsiada no Gabinete Médico-Legal de Évora, a entidade disse desconhecer se tal irá ocorrer.

PUBLICIDADE

publicidade

O paciente encontrava-se acompanhado pela mulher.

Fonte hospitalar que não quis ser identificada afirmou ao JN que, devido à pressão social e para salvaguarda dos médicos e enfermeiros que estavam de serviços nas urgências, o corpo do idoso “deveria ser autopsiado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE