Justiça

Há 26 crianças a viverem na cadeia junto das mães

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-03-2023

26 crianças  vivem nas cadeias junto das mães nos estabelecimentos prisionais de Tires, em Cascais, e de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. É um número praticamente idêntico aos 27 menores que em 2022 residiam nas referidas cadeias com as progenitoras, que na maior parte cumprem penas por furto ou tráfico de droga.

PUBLICIDADE

De acordo com o Correio da Manhã, na região Norte, segundo dados referentes a janeiro, “há dez reclusas detidas com filhos: três com residência no distrito do Porto, duas no de Coimbra, duas em Aveiro, uma em Braga. Uma cidadã do Brasil e outra da Croácia estão também detidas acompanhadas dos filhos.”

“Na cadeia de Tires são 16; três detidas têm por zona de residência o concelho da Amadora, duas Lisboa e Benavente, e uma os concelhos de Cascais, Sintra, Torres Novas, Alenquer, Ferreira do Alentejo e Portimão. Também na cadeia de Cascais há três reclusas que não são residentes em Portugal”, pode ler-se na notícia.

PUBLICIDADE

O sistema prisional português permite à mãe viver com os filhos no estabelecimento prisional até aos cinco anos de idade. Uma realidade que para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos representa ganhos no desenvolvimento do menor. “É mais importante que a criança fique junto com a mãe, mesmo sendo criada numa cadeia, do que, pelo contrário, a criança ficar afastada da mãe”, sustentou Ana Vasconcelos ao jornal.

A pedopsiquiatra revela que a separação da mãe, nos primeiros anos de vida, aumenta o “risco de haver uma memória traumática”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE