Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Comandante dos Sapadores de Coimbra alerta para a “necessidade de legislação que enquadre a atividade profissional dos bombeiros nas autarquias” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-03-2023

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) celebrou, esta segunda-feira, 13 de março, o seu 242º aniversário.

PUBLICIDADE

Na cerimónia comemorativa que decorreu na Casa Municipal de Proteção Civil, o comandante da corporação alertou ” para a necessidade urgente de ser apresentada e publicada legislação que enquadre a atividade profissional dos bombeiros nas autarquias, o que existe atualmente não responde às necessidades e não enquadra a função de bombeiro, confrontando e desgastando os comandantes com questões de âmbito laboral, no campo de recursos humanos”, frisando que “é premente resolver esta trapalhada legislativa”.

Paulo Palrilha reconhece que “houve um investimento em necessidades básicas, de equipamento, porém esse investimento tem que continuar, noutras áreas, pois os bombeiros para ajudarem e socorrerem têm de ter condições”.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão, que começou pelas 11:00, incluiu a  atribuição de 35 distinções honoríficas a bombeiros da corporação como reconhecimento pelos anos de serviço, sendo que 27 elementos receberam por 25 anos e oito por 20.

“Este é um momento é um reflexo e reconhecimento de serviço cumprido, de quem havia jurado servir a causa de serviço público”, sublinhou no seu discurso o comandante da CBSC.

PUBLICIDADE

Nesta data festiva, além do reconhecimento aos atuais elementos, foram também homenageados os bombeiros falecidos. Desta forma, para lembrar todos aqueles que perderam a vida em serviço foi feita a deposição de uma coroa de flores junto à placa existente no átrio da Casa Municipal de Proteção Civil.

Na cerimónia, foi ainda apresentada em formatura a nova recruta que se encontra em formação na Escola do Regimento dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. São 19 elementos que, após o período de formação que se prolonga até julho, vão ser integrados nos pelotões operacionais da corporação até completarem mais seis meses de formação, em contexto de estágio. Findo esse tempo, e caso obtenham aprovação no curso, passam a Bombeiros Sapadores.

Para o presidente da Câmara Municipal trata-se de “um grande investimento de meios humanos” na CBSC. José Manuel Silva reconhece que “durante muitos anos não houve a entrada de novos elementos”.

Esta data fica  também marcada pelo reencontro de atuais e antigos bombeiros, assegurando uma ligação entre o passado e o presente da CBSC, além de ser uma oportunidade para estreitar e fortalecer o espírito de camaradagem e as ligações com entidades externas.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com