Portugal

Portugal prepara-se para assistir a um fenómeno raro! Só volta em 2144

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 20-02-2026

Portugal prepara-se para assistir a um fenómeno raro: o maior eclipse total do Sol dos últimos 114 anos será visível no dia 12 de agosto.

O eclipse apresentará uma ocultação solar entre 92% e 100%, mas apenas uma região do país poderá observar a totalidade do evento: a zona do Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Por volta das 19:30, o dia transformará-se temporariamente em noite no nordeste transmontano durante o auge do eclipse, que terá uma duração de 26 segundos. No restante território continental e nas regiões autónomas, o fenómeno será parcial, mas ainda assim com uma ocultação significativa do Sol.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um acontecimento histórico: o último eclipse total visível em Portugal ocorreu em 1912, e o próximo só deverá ser observado no país em 2144, tornando este evento único para várias gerações.

O caminho da totalidade atravessa uma estreita faixa que inclui o Ártico, a Gronelândia, a Islândia, Espanha e Portugal, permitindo que apenas alguns pontos do planeta experienciem a totalidade do eclipse.

Astrónomos e entusiastas do céu recomendam atenção às normas de segurança ao observar o Sol, utilizando óculos certificados ou métodos indiretos de visualização.