Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

RÓMULO acolhe palestra de “equações que dançam a coreografia das multidões em movimento

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-10-2022

Na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, às 18:00, realiza-se no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada “Equações que dançam a coreografia das multidões em movimento” com a professora Sílvia Barbeiro do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e moderação de António Piedade.

PUBLICIDADE

Esta sessão está inserida no ciclo de divulgação científica “Ciência às Seis!”, iniciativa do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica. Com participação livre e gratuita, não é necessária inscrição.

Segundo a organização, “a modelação matemática do movimento de multidões tem aplicações muito diversas, como por exemplo a prevenção de riscos em eventos de massa ou a renderização de efeitos visuais na indústria cinematográfica. Nesta sessão vamos explorar modelos para simular o movimento de grandes grupos e desvendar a matemática da dança dos peixes em cardumes, dos pássaros em bandos e das pessoas em multidões”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sílvia Barbeiro é Professora Associada no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e faz investigação no grupo de Análise Numérica e Otimização do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra. Estudou Matemática na Universidade de Coimbra e na Universidade Técnica de Berlim, tendo-se doutorado em Matemática Aplicada na Universidade de Coimbra em 2005.

A sua investigação centra-se nas áreas de análise numérica e matemática computacional, incluindo modelação, desenvolvimento e análise de métodos numéricos para equações de derivadas parciais.

PUBLICIDADE

Tem colaborado ativamente em projetos de cariz interdisciplinar, que incluem o desenvolvimento de modelos matemáticos com aplicações em geociências e ciências da vida.

É Diretora da Gazeta de Matemática.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com