Coimbra

Vila Nova de Poiares sofre com falta de médicos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-08-2018

“Ao que parece, só os eleitos pelo Partido Social Democrata de Vila Nova de Poiares se apercebem da gravidade da situação, e continuam preocupados com a falta de recursos humanos na USF (Unidade de Saúde Familiar) de Santo André para que os Poiarenses possam ter um atendimento como merecem”, afirma este partido em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

Acrescenta o PSD que a situação de falta de médicos na USF é de tal maneira grave que, durante o mês de Julho, ficou ainda mais crítica pela saída de três médicos, em particular com a saída do Dr. Vítor Silva (que apesar de já reformado, se mantinha ao serviço até essa altura). Assim, por diversas ocasiões, os utentes da USF que aí se deslocaram, devido aos seus problemas de saúde, depararam-se com o seguinte inadmissível Aviso: “por motivos de carência de profissionais, não há consultas médicas”.

PUBLICIDADE

O Vereador do PSD, Pedro Coelho, garante “que alertou para esta situação e, conjuntamente com os eleitos por este partido, desde a Assembleia Municipal às Juntas de Freguesia, tomaram a iniciativa de contactar este médico solicitando-lhe a sua disponibilidade para mais uma vez voltar a prestar a sua colaboração na USF de Santo André, a fim de minimizar as dificuldades, uma vez que sem a sua permanência a situação seria de completa rotura. Sensibilizado por este nosso pedido, e pelo de todos os profissionais desta unidade, liderada pela coordenadora Dra. Isabel Fazenda, para que tal não viesse a acontecer acontecesse e porque é Poiarense e adora a sua terra, podemos informar que o Dr. Vítor Silva já se encontra ao serviço desde o dia 1 de Agosto, o que irá minimizar os constrangimentos para os que precisam de ser atendidos”.

O PSD salienta que isto “não é suficiente, é preciso que as entidades competentes façam mais para que em Vila Nova de Poiares haja o número de profissionais suficientes e que estes façam parte do quadro de pessoal. Principalmente porque são os mais carenciados e os mais idosos quem mais sofrem por ter mais dificuldade em encontrar alternativas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este partido entende que dois ou três médicos não têm capacidade de resposta para os doentes que fazem parte dos ficheiros clínicos desta USF. E que até agora, a situação não foi ainda mais crítica, porque todos os profissionais que ali prestam serviço o fazem de forma responsável, dedicada e com qualidade e profissionalismo.

Já em Fevereiro do corrente ano, Pedro Coelho, Vereador eleito pelo PSD para a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, e Marta Neves em representação dos membros da Assembleia Municipal deste partido, visitaram as instalações do Centro de Saúde e conversaram com vários membros da Unidade Saúde Familiar (USF) de Santo André.

Esta visita teve como objetivo ouvir os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e assistentes técnicas, mas também os utentes que se encontravam nesta Unidade, uma vez que desde há muito tinham vindo a receber queixas, pelo facto de muitos utentes desta USF não terem médico de família nem conseguirem uma consulta num prazo aceitável.

Na sequência desta iniciativa, Pedro Coelho levou este assunto à Reunião de Câmara, tendoapresentado uma proposta para que fosse feito um documento, a ser subscrito pelos cinco membros do Executivo Camarário, e enviado ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACeSPIN), à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e ao Ministério da Saúde.

Lembra o PSD que “pediu ainda ao Presidente do Município que tomasse medidas, no sentido de defender os munícipes; e tem solicitado, recorrentemente, ao Presidente do Município, para que tome a iniciativa de marcar de uma reunião entre todo o executivo e os responsáveis da USF, para em conjunto se encontrarem soluções, reunião essa que que até hoje nunca foi marcada”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE