Coimbra

Região de Coimbra abre primeiro centro de informação Europe Direct no país

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-05-2018

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, que agrega 19 municípios, inaugurou hoje, nas suas instalações, em Coimbra, um centro de informação Europe Direct.

PUBLICIDADE

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O centro presta um serviço de proximidade adaptado às necessidades locais e regionais, disponibilizando informações, conselhos, assistência e “respostas a perguntas sobre a União Europeia, e, em particular, sobre os direitos dos cidadãos” e as prioridades da comunidade, nomeadamente, a estratégia de crescimento, as suas legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento.

PUBLICIDADE

O Europe Direct “é um posto avançado onde, com mais facilidade, pode haver acesso a toda a informação disponível”, desde tratados às cartas e diretivas ou recomendações europeias, sintetizou, na sessão de inauguração do centro, hoje, o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, que também é presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Trata-se de “um facilitador de acesso a responsáveis diretos da União Europeia”, de um meio de conhecer e aproveitar esse “imenso potencial” que são os programas de apoio regional, explicou João Ataíde.

PUBLICIDADE

publicidade

Dispondo de técnicos para prestarem os apoios e esclarecimentos solicitados por qualquer entidade ou pelo público em geral, estes centros de informação facultam, designadamente, atendimento direto, por telefone ou correio eletrónico, e acesso a material de informação fornecido pelas instituições europeias.

Estes centros são “extensões da Comissão Europeia às regiões” com o principal objetivo de a aproximar destas e vice-versa, através de um espaço físico e diversos outros meios, na expectativa de também assim se promover a cultura e a coesão europeia, sustentou, durante a mesma sessão de inauguração do Europe Direct, Jorge Brito, secretário-geral da CIM da Região de Coimbra.

Nos diferentes países da União Europeia estão em funcionamento ou em fase de constituição um total de 435 centros de informação, 15 dos quais em Portugal.

Formalmente constituída em setembro de 2013, a CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE