Coimbra

91 dos 100 municípios da região subscrevem recandidatura de Pedro Machado à presidência da Turismo Centro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-05-2018

A recandidatura de Pedro Machado à presidência da Turismo Centro, que foi entregue e apresentada hoje, na sede da entidade em Aveiro, é subscrita por mais de 90 por cento dos 150 membros do colégio eleitoral, composto por municípios e associações.

PUBLICIDADE

As eleições para o período 2018-2023, vão decorrer no próximo dia 23 de maio, com mesas de voto em Aveiro, Guarda e Leiria.

O candidato entrega candidatura ao Presidente da Assembleia Geral

Cinco anos após ter sido eleito pela primeira vez para a liderança da Entidade Regional Turismo Centro, Pedro Machado assegurou o apoio de 91 dos 100 municípios que compõem a região. 

PUBLICIDADE

Pedro Machado afiança que até podia ter o apoio de (ainda) mais autarquias, o que só não acontece por causa ter sido impossível formalizar esses apoios em tempo útil.

A candidatura a um novo mandato de cinco anos é ainda subscrita pelas principais organizações nacionais e regionais do setor do Turismo, como a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e as associações Aldeias de Xisto e Aldeias Históricas de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Ribau Esteves, João Azevedo, Maria do Céu Albuquerque, Pedro Machado e Luís Correia

“Esta é uma candidatura que assenta na confiança e responsabilidade que lhe é dada por mais de 120 dos 150 eleitores”, resume Pedro Machado, que deverá realizar uma sessão pública “para mostrar trabalho e avançar prioridades” antes de dia 23.

Até agora, Machado está sozinho na corrida eleitoral, não sendo expectável que venham a surgir adversários.

Pedro Machado destacou, na apresentação da lista, a representatividade expressa na candidatura que encabeça.

“A lista traduz a representação dos 100 municípios, de todas as oito comunidades intermunicipais, e dos principais movimentos associativos regionais e nacionais. Estão presentes, de forma física, todos os territórios que compõem a marca Centro de Portugal. Há também um aumento da representatividade das várias associações nos órgãos do Turismo Centro de Portugal (a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, a ADXTUR – Associação das Aldeias do Xisto e a Associação das Termas de Portugal) e também do setor privado, representado pelo Grupo Visabeira”, disse.

“A nossa candidatura é subscrita por 91 das 100 câmaras municipais e por 19 associações, num total de 110 subscrições. Entre elas, subscrevem-na a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, a ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, Associação dos Artesãos da Serra da Estrela, o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda, o CEC – Conselho Empresarial do Centro, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a AD ELO – Associação Desenvolvimento do Baixo Mondego, o CERV – Conselho Empresarial Região de Viseu, CVR Beira Interior, CVR Dão, CVR Lisboa, ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima, e a ADIRN – Associação Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, quando bastavam 39 subscrições para ser validada. E são 91 câmaras, e não as 100, dado não nos ter sido possível contactar todas, presencialmente, como desejaríamos, dentro do prazo para apresentação desta candidatura. Este é um voto de confiança institucional enorme, mas também uma grande responsabilidade que nos é dada para mais um mandato”, acrescentou.

Depois, o candidato introduziu algumas das ideias-chave da sua candidatura. Em primeiro lugar, consolidar o crescimento dos indicadores do turismo no Centro de Portugal. “Nos últimos cinco anos, entre 2013 e 2017, o número de hóspedes subiu de 2,1 para 3,2 milhões e as dormidas aumentaram de 3 para praticamente 6 milhões. São números muito significativos e uma das nossas primeiras metas é consolidar este crescimento, que foi de 14% anual, acima dos 7,3% da média nacional e que é transversal a todo o território da região”, declarou.

A aposta na qualificação dos recursos humanos, tanto internamente, no que respeita aos serviços do Turismo do Centro, como entre os operadores turísticos dos vários setores da atividade, é outra das prioridades do candidato.

Da mesma forma, Pedro Machado tenciona rever o plano de marketing aprovado em 2014 e pôr em prática uma agenda assente em quatro desafios: o desenvolvimento da sustentabilidade como um desígnio do turismo no Centro de Portugal; a aposta nos ativos qualificantes, de forma a melhorar a experiência dos visitantes do território; a inovação, através de redes funcionais colaborativas; e a competitividade, numa lógica de posicionamento para o Portugal 2030.

Pedro Machado agradeceu ainda o empenho, dedicação e confiança dos membros cessantes dos órgãos sociais da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal.

José Arimateia, João Azevedo, Maria do Céu Albuquerque, Luís Correia, Pedro Machado e Ribau Estees.

A presidência da Mesa da Assembleia Geral continuará a ser assegurada pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que terá como secretário Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra e líder da Associação Nacional de Municípios.

As maiores mudanças previstas por Pedro Machado acontecem no Conselho de Marketing, que terá sete representantes de investidores privados e associações, como as aldeias históricas e de xisto.

Na Comissão Executiva, Pedro Machado passará a contar com a presença de uma mulher autarca,  que é Maria do Céu Albuquerque, a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Também se regista a entrada de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e Jorge Almeida, da AHRESP, vão continuar  neste órgão.

“É uma lista equilibrada, com representatividade territorial e sangue novo, capaz de responder aos desafios de um mandato de cinco anos”, resume Machado.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Mário Gonçalves, Presidente da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de portugal (AHRESP) é o mandatário da candidatura de Pedro Machado.

A Mesa da Assembleia da Entidade Regional de Turismo do Centro tem como recandidato a Presidente Luís Correia (Câmara de Castelo Branco) e como Secretário Manuel Machado (Câmara de Coimbra).

João Azevedo (Câmara de Mangualde, Ribau Esteves (Câmara de Aveiro), Maria do Céu Albuquerque (Câmara de Abrantes e Jorge Almeida (AHRESP) integram a Comissão Executiva da lista liderada por Pedro Machado.

O Conselho de Marketing da lista de Pedro Machado é composto por Gonçalo Lopes (Câmara de Leiria), Pedro Folgado  (CIM Oeste), José Arimateia (Visabeira), António Camões (Associação de Hotelaria de Portugal – AHP), Victor Leal (Termas de Portugal), Paulo Fernandes (Aldeias do Xisto) e António Robalo (Aldeias Históricas).

Pedro Machado nasceu em Coimbra, a 27 de novembro de 1966.  É licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Coimbra. Frequenta o doutoramento em Turismo, pela Universidade de Aveiro.

É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013 e também preside à ARPT – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desde 2012. Integra o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu e é membro cooptado do DGEIT – Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, e da ESTH/IGP – Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.

Pedro Machado nasceu em Coimbra, a 27 de novembro de 1966.  É licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Coimbra. 

É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013 e também preside à ARPT – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desde 2012. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE