800 pessoas combatem incêndios na zona de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-08-2017

Quase 800 operacionais, mais de 200 viaturas e 5 meios aéreos combatem vários incêndios nos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Mealhada e Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

a14

Hoje, 11 de agosto, o fogo chegou a várias localidades nas freguesias de Portunhos/Outil, Sepins/Bolho (Cantanhede), Tentúgal, Montemor/Gatões (Montemor-o-Velho) São João do Campo, Troxemil/Torre de Vilela, Antuzede/Vil de Matos (Coimbra) e Barcouço (Mealhada).

PUBLICIDADE

O fogo que deflagrou na quinta-feira, pelas 12:30, no concelho de Mealhada sofreu hoje uma reativação, mantendo-se em curso.

Já os incêndios que lavram no concelho de Cantanhede e Coimbra, são ocorrências que surgiram hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma boa parte da A14, a autoeestrada que liga Coimbra e Foz, está interdita ao trânsito por questões de segurança.

A Proteção Civil destacou hoje, pelas 19:00, a ocorrência de cinco fogos que lavram nos distritos de Santarém, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Viseu, indicando que foi necessário fazer “defesas perimétricas” para proteção das aldeias e das populações afetadas.

“Tem sido uma tarde muito trabalhosa para os bombeiros e para os demais agentes da Proteção Civil, que têm estado empenhados ao longo de todo o dia de hoje nas já cerca de 160 ocorrências que registamos desde as 00:00 de hoje”, declarou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, revelando que das cerca de 160 ocorrências registadas, 17 estão ainda em curso, empenhando 2.000 operacionais e 600 meios terrestres.

Patrícia Gaspar destacou como ocorrências importantes cinco fogos, um que lavra no concelho de Abrantes, em Santarém, um no concelho da Mealhada, em Aveiro, um no concelho de Cantanhede, em Coimbra, um no concelho de Cadaval, em Lisboa, e outro no concelho de Nelas, em Viseu.

De acordo com a responsável da ANPC, encontram-se no combate aos fogos cerca de 28 grupos de reforço dos corpos de bombeiros, continua a operar o avião marroquino, uma parelha de aviões ‘canadairs’ de Espanha, dez plutões militares a colaborar nas ações de vigilância pós rescaldo, 17 equipas de vigilância de militares e outras equipas que decorrem de protocolos com câmaras municipais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE