Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Manuel Machado afirma que Via Central é “crucial” para Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-08-2017

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, afirmou hoje que a ‘via central’, artéria que vai ligar a Avenida Fernão de Magalhães à Rua da Sofia, na baixa, é “um passo crucial” para a regeneração do centro histórico.

PUBLICIDADE

via central (2)

Durante a cerimónia de consignação da empreitada da obra do primeiro troço da ‘via central’, Manuel Machado classificou a intervenção como “crucial” e “peça chave” na recuperação “do tecido urbano da cidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira fase da nova artéria corresponde à abertura de um troço de 223 metros da extensão total de 255 metros da designada ‘via central’, entre a Avenida Fernão de Magalhães e a confluência da Rua da Sofia com a Praça 8 de Maio, atravessando zonas de Património da Humanidade e de proteção da área classificada, pela UNESCO, em 2013.

“A cidade teve de conviver com uma cratera no seu coração, no coração da sua malha urbana” durante mais de uma dúzia de anos, notou Manuel Machado, durante a cerimónia.

PUBLICIDADE

Na sequência do projeto de criação de um metropolitano ligeiro de superfície no ramal ferroviário, entre a Lousã e Coimbra, foram demolidos vários edifícios na área que agora vai ser atravessada pela ‘via central’ – intervenção orçada em 627 mil euros.

“De todas as feridas, a pior foi sempre a cratera da ‘via central’ em plena baixa”, sublinhou o autarca, considerando que “o pior” foi “a indefinição do que iria ser o Sistema de Mobilidade do Mondego”.

“Foi isso que impediu a Câmara Municipal de Coimbra e também a Sociedade Metro Mondego de avançar mais cedo para a recuperação física e também para a recuperação humana e para a recuperação social deste espaço”, justificou Manuel Machado.

De acordo com a autarquia, a ‘via central’ coincide com o canal de passagem do sistema de autocarros elétricos na baixa de Coimbra, contemplando a sua futura instalação, através da criação de “condições facilitadoras à sua construção”.

Durante o discurso, Manuel Machado, que se recandidata à Câmara pelo PS, elencou várias obras realizadas, em curso ou que estão previstas realizar em Coimbra.

“Da alta da cidade a Santa Clara, passando pela baixa, onde nos encontramos, está em curso uma verdadeira operação integrada de requalificação paisagística, ambiental e urbanística de que esta cidade há muito precisava”, realçou o presidente da Câmara, durante a cerimónia que contou com a presença do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

Para o governante, a intervenção que vai ligar a Avenida Fernão de Magalhães à Rua da Sofia é uma manifestação do que “é a capacidade decisiva de intervenção das autarquias na busca de um desenvolvimento equilibrado”.

Eduardo Cabrita salientou que uma das prioridades do Governo é garantir um “papel acrescido de uma intervenção local”, em que a descentralização corresponda a uma “parceria para a qualidade de vida”.

A obra da ‘via central’ tem um prazo de execução de cerca de nove meses.

Veja tudo o que aconteceu “meio da cratera”:

Notícia em desenvolvimento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com