Câmara de Coimbra aprova compra de 10 autocarros eléctricos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-07-2017

A Câmara de Coimbra aprovou hoje a abertura de concurso público para a compra de dez autocarros elétricos, ao abrigo de um investimento de 4.389.945 euros (mais IVA) que inclui os sistemas de carregamento.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

Imagem figurativa

Na reunião quinzenal do executivo, o presidente, Manuel Machado, disse que os novos autocarros – oito de 12 metros de comprimento e dois miniautocarros de seis metros – irão circular na cidade em 2018, integrando a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A aquisição dos veículos e sistemas de carregamento elétrico terá uma comparticipação de 2.237.453,25 euros dos fundos comunitários, sendo os restantes 2.152.491,75 euros suportados pela Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

O financiamento da União Europeia concretiza-se através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e visa promover a eficiência energética nos transportes públicos coletivos de passageiros.

Este projeto, segundo a autarquia, “vem renovar a frota dos SMTUC com veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

PUBLICIDADE

publicidade

O financiamento europeu resulta da candidatura da Câmara Municipal ao PO SEUR, aprovada por unanimidade na reunião do executivo de 23 de janeiro, tendo sido aprovada, também por unanimidade, pelo conselho de administração dos SMTUC.

Até à entrega do relatório final da operação, os SMUTC “comprometem-se a abater um autocarro em fim de vida por cada autocarro elétrico recebido”.

Na sexta-feira, Manuel Machado, que é também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), assinou hoje os “termos de aceitação das decisões de financiamento aprovadas” para aquela compra.

A cerimónia, com a presença dos representantes de diversas candidaturas de todo o país, decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE