Coimbra

7 Maravilhas Doces de Portugal: Arrufada de Coimbra, Pastel de Santa Clara e Pudim das Clarissas precisam do seu voto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-07-2019
 

Três doces do concelho de Coimbra disputam a fase distrital do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e precisam do seu voto para caminhar para a final deste concurso.

PUBLICIDADE

Pode apoiar os 3 doces de Coimbra, votando até 23 de julho, na Arrufada de Coimbra (760 107 100), no Pastel de Santa Clara (760 107 103) e no Pudim das Clarissas (760 107 105). Cada chamada tem um custo de 0,60€ mais IVA.

André Sardet é o padrinho da Arrufada de Coimbra, Luís de Matos dos Pastéis de Santa Clara, e Diana Pereira do Pudim das Clarissas.

PUBLICIDADE

André Sardet apadrinha a Arrufada de Coimbra | Para votar neste doce ligue 760 107 100

PUBLICIDADE

publicidade

As conhecidas Arrufadas de Coimbra, uma espécie de pão doce, inserem-se na categoria ‘Doces Festivos’. Um doce típico das festividades, que entrava na mesa de qualquer lugar, desde as ordens religiosas às casas mais abastadas, passando pelas mais humildes.

Diana Pereira é madrinha do Pudim das Clarissas | Para votar neste doce ligue 760 107 105

Já na categoria ‘Doces de Colher e Doce à Fatia’, Coimbra é representada pelo Pudim das Clarissas, um doce onde predominam as gemas de ovos, o açúcar e a calda de açúcar feita com casca de laranja.

Luís de Matos é o padrinho dos pasteis de Santa Clara | Para votar neste doce ligue 760 107 103

Entre as iguarias igualmente celebrizadas pelas Clarissas de Coimbra destacam-se, também, os Pastéis de Santa Clara, que entram na categoria de ‘Doces de Território’. Um pastel moldado em forma de meia lua, de massa fina, recheado com doce de ovos e amêndoas e polvilhado com açúcar pilé. 

A votação decorre ao longo de 20 programas televisivos, transmitidos em direto pela RTP,  que serve para a eleição de cada um dos representantes distritais/regiões autónomas.

No  dia 23 de julho, pode torcer pela Doçaria de Coimbra, na emissão em direto da RTP1, que se realiza no Convento de Sant’Ana. 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. 

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP 1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE