Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

66 000 conimbricenses com direito a mais cuidados de saúde

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-11-2016

A maior unidade de cuidados na comunidade (UCC) no concelho de Coimbra iniciou ontem, dia 9, a sua atividade.

PUBLICIDADE

unnamed-15

A UCC Coimbra Saúde abrange 13 freguesias, cobrindo a totalidade da população inscrita nos centros de saúde de Eiras, Fernão de Magalhães e Sta. Clara, estimada em 66.203 utentes. A partir de agora, a população do concelho de Coimbra está totalmente coberta por estes cuidados.

PUBLICIDADE

publicidade

 
Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego (ACES BM), a UCC Coimbra Saúde é coordenada pela enfermeira Maria de Fátima Guerra e reúne uma equipa multidisciplinar constituída por 9 enfermeiros, médico, fisioterapeuta, psicólogos, técnica superior de serviço social e dietista. Funciona todos os dias, das 08h00 às 20h00.

 
Destinada a prestar cuidados de saúde e intervir no âmbito da prevenção da doença e na promoção da saúde junto da população da sua área de influência, a UCC Coimbra Saúde desenvolve, entre outros, projetos no âmbito da Saúde Escolar, Saúde Mental, de prevenção e controlo da Diabetes, de intervenção em pessoas, famílias e grupos vulneráveis e no âmbito da assistência em cuidados continuados integrados.

PUBLICIDADE

 
No concelho de Coimbra, recorde-se, já funcionam as UCC Norton de Matos, S. Martinho e Celas. Com a abertura da UCC Coimbra Saúde, eleva-se para 11 as unidades de cuidados na comunidade integradas no ACES BM. Atualmente, no âmbito dos seis ACES da área de influência da ARSC, existem 56 UCC em atividade, permitindo uma cobertura estimada em cerca de 1.500.000 habitantes.

 
A Unidade de Cuidados na Comunidade é definida como unidade que “presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

 
A equipa da UCC é composta por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais consoante as necessidades e disponibilidades de recursos.
O agrupamento de centros de saúde participa, através da UCC, na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, integrando a equipa coordenadora local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com