Cidade

600 000 para nova ponte pedonal no Rio Mondego

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-09-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de adjudicação da construção da nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Mondego à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda.

PUBLICIDADE

açude ponte

O valor da adjudicação é de 610.289,54 euros + IVA (646.906,91 euros) e a firma terá um prazo de 210 dias para construir a ponte, acessos pavimentados em betão betuminoso e calçadinha, em ambas as margens, e infraestruturas de água, saneamento e iluminação pública.
Coimbra ganha uma nova travessia pedonal e ciclável sobre o Mondego e a futura obra de arte integrar-se-á na Ciclovia de Coimbra – Coimbra B/Vale das Flores/Portela e nos Caminhos de Fátima e Santiago.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projetos  estão integrados no Plano Estratégico e de Desenvolvimento Urbano de Coimbra (PEDU), cujo contrato foi assinado em 31 de maio último, entre o Município de Coimbra e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020).

A empreiteira apresentou um preço base de 639.596 euros (+ IVA), pelo que, face às propostas apresentadas a concurso, foi possível obter um custo menos elevado.

PUBLICIDADE

A nova ponte pedonal e ciclável será construída a montante do tabuleiro inferior da Ponte Açude. Terá 165,6m de comprimento e 2,40m de largura máxima, a que acresce um passadiço sobre a escada de peixe, situada na margem esquerda, com 14m de comprimento e 2,4m de largura.
A solução construtiva a adotar na futura ponte passa pela colocação de uma estrutura em vigas metálicas contínuas em treliça, suportadas por estruturas em consola apoiadas nos contrafortes de betão existentes. O tabuleiro será em chapa de aço nervurada, de efeito antiderrapante.

A guarda lateral a montante terá uma altura de 1,20m, de forma a dar segurança aos ciclistas, sendo reutilizada, parcialmente, a guarda existente.

Na separação entre os tabuleiros rodoviário e pedonal/ciclável, será colocada uma guarda de segurança metálica tubular que impeça a invasão da zona pedonal por veículos automóveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE