Portugal

60 mil pombos-correio partem amanhã de Portugal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-05-2021
A Federação Portuguesa de Columbofilia organiza este sábado a maior solta de pombos-correio da Europa. São 63.500 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos que partem Portugal, amanhã, quinta-feira, dia 20, em camiões TIR preparados para o efeito, até Valência del Cid, em Espanha. 
 
Os pombos serão soltos, no sábado, dia 22 de maio, de manhã, junto ao autódromo Ricardo Tormo, em Cheste (Valência) para regressarem em voo aos seus pombais, localizados nos diferentes distritos de Portugal. Está prevista a sua chegada ao longo do dia de sábado.
 
Convidamos assim os senhores jornalistas a acompanharem todo o processo com um columbófilo, desde a escolha dos “atletas” participantes até à sua partida para Espanha. Por motivos de logística, esse acompanhamento será feito, na quinta-feira, dia 20, pelas 17H00, com um columbófilo de Penafiel pertencente a uma coletividade de Paredes. 
 
A prova de Valência é uma competição que desperta o interesse de praticantes de todo o mundo, sendo de grande exigência e espetacularidade.
Os pombos-correio atravessam o território ibérico, percorrendo uma distância média de 750 km (8 a 10 horas de voo) até chegarem aos seus pombais. Pelas suas caraterísticas, é a maior solta e uma das maiores provas de longa distância disputada no espaço europeu.
 
A Columbofilia é uma modalidade desportiva que tem milhares de praticantes e aficionados tanto em território nacional, como no resto do mundo. 
 
Caso os senhores jornalistas pretendam acompanhar a prova também em Espanha, a Federação Portuguesa de Columbofilia assegurará todas as despesas inerentes à cobertura, providenciando a logística necessária e colocando à disposição vários intervenientes para entrevistas. A FPC irá fornecer também através dos seus próprios canais de comunicação imagens do momento da solta, em Valência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE