Coimbra

60 mil euros para atividades culturais de associações do Centro

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-02-2019

A Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) apresentou hoje um programa de apoio a atividades culturais de associações não-profissionais da região, que pretende apoiar 26 projetos, com um orçamento de 60 mil euros.

PUBLICIDADE

O Programa de Apoio à Ação Cultural (PAAC), apresentado hoje no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, quer apoiar 26 iniciativas de índole cultural e artística neste ano, financiando, no máximo, 50% das despesas elegíveis de cada projeto, afirmou a nova diretora regional, Suzana Menezes.

Com um orçamento total de 60 mil euros, o programa divide-se em três medidas de financiamento – artes plásticas, apoio à edição de livros e criação e difusão de artes do espetáculo -, sendo que as candidaturas podem ser apresentadas entre 01 e 31 de março, anunciou a responsável.

PUBLICIDADE

Durante a sessão de apresentação, Suzana Menezes reconheceu que o montante disponível é pequeno, afirmando que chegou a ponderar se, com a verba disponível, se deveria lançar já este ano o PAAC.

“Não estamos a falar de apoios maravilhosos que permitam ‘per se’ implementar o projeto. A alternativa era não fazer nada”, esclareceu, tendo optado por usar o dinheiro disponível para colocá-lo “ao dispor do tecido associativo da região”.

PUBLICIDADE

publicidade

Suzana Menezes vincou ainda que a expectativa é poder “melhorar o programa na sua dotação” em 2020.

Os únicos beneficiários do PAAC são associações privadas sem fins lucrativos, que têm que ter como área prioritária a cultura e as artes, funcionar há mais de três anos e ter sede num dos 77 municípios da área de influência da DRCC.

Para as iniciativas de criação artística, o programa apoia até dez projetos, com uma verba máxima de 2.400 euros para cada um, e na área de difusão artística cinco projetos com um apoio máximo de 4.000 euros.

No domínio das artes plásticas, o apoio é de 1.000 euros por projeto e na edição de livros há um teto de 2.000 euros.

Após a fase de candidaturas, o período de análise dos projetos vai decorrer de 01 a 26 de abril e os resultados deverão ser conhecidos a 29 de abril.

Suzana Menezes, ex-diretora da Oliva Creative Factory, assumiu em janeiro o cargo de diretora regional de Cultura do Centro, em regime de substituição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE