Primeira Página

5G: Campos eletromagnéticos “estão mais de 50 vezes” abaixo do valor referência

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 03-03-2021

Os campos eletromagnéticos (CEM) dos ensaios de 5G “estão mais de 50 vezes abaixo dos níveis de referência” recomendados, segundo as conclusões das medições realizadas pel Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) no ano passado.

PUBLICIDADE

Em comunicado hoje divulgado, a Anacom salienta que fez um conjunto de medições dos níveis dos CEM provenientes dos ensaios técnicos de quinta geração (5G) em 2020, no seguimento de várias autorizações emitidas desde 2017.

“O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do 5G, em termos de exposição da população em geral a CEM, e apresentar o resultado das medições efetuadas entre junho e outubro de 2020 nas proximidades de estações a realizar testes-piloto 5G na faixa 3,4-3,8 GHz (3,6 GHz), que foram autorizados pela Anacom”, explica o regulador.

PUBLICIDADE

A Anacom realizou medições CEM em cinco localizações, nas imediações de quatro implementações 5G distintas.

Entre as principais conclusões constam que as redes 5G “estavam a funcionar de acordo com os requisitos técnicos adequados, nomeadamente na faixa 3,6 GHz” e que, “em termos globais, os valores medidos estão mais de 50 vezes abaixo dos níveis de referência que são recomendados internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, “a contribuição das redes 5G em teste na faixa dos 3,6 GHz, para os níveis da exposição total, foi muito pouco significativa quando comparada com as redes móveis que já estão hoje em dia em operação”, adianta o regulador.

Desde o ano 2000, “a Anacom procedeu a mais de 2.000 avaliações de radiações não-ionizantes, em 100% dos casos cumpriram-se os padrões de referência”.

Apenas em 3% dos casos “os valores não estiveram abaixo de 50 vezes abaixo do nível de referência”, salienta, apontando que “estas situações têm sido cada vez menos frequentes ao longo do tempo e foram todas levadas ao conhecimento das entidades em causa”.

Em junho, no início das medições pela Anacom, existiam 44 estações ativas na faixa dos 3,6 GHz em Portugal.

“Em 15 de dezembro, existiam autorizações para ensaios técnicos 5G em 39 concelhos”, refere o regulador.

O leilão para a atribuição das licenças 5G está a decorrer e espera-se que as mesmas sejam atribuídas até final deste mês.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE