Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha vão ter saneamento

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-11-2016

A cerimónia de consignação da empreitada de instalação da “rede de drenagem de águas residuais em Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha” ficou marcada pelo protesto de residente do Golpe, que também querem “os esgotos” nas suas terras.

PUBLICIDADE

img_3782

Os populares fizeram-se ouvir quando discursavam os presidentes da Junta de Freguesia de Torres do Mondego e da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado, a “jogar em casa”,  mandou calar “os vizinhos”, antes de lhes prometer que vai mandar fazer estudos para ver se é exequivel colocar o saneamento nas moradias dos protestantes.

Dirigindo-se a estes manifestantes,  que de “modo precipitado, fizeram manifestar o seu interesse”, o líder do município acrescentou que “em democracia ouço toda a gente, mas também a toda a gente que me ouça.
img_3793

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra aproveitou o momento para recordar  que foi ele que em 1992 levou a água canalizada aos povos desta zona alta do concelho de Coimbra,” fazendo uma obra que pouquíssimos acreditavam, pensando que era mera promessa, que era a mangar”.

A empreitada de instalação da “rede de drenagem de águas residuais em Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Carapinheira e Serra da Rocha, e remodelação da rede de abastecimento de água em Casal do Lobo”, à empresa Lusosicó, Construções S.A..

Prevista no plano de investimentos da Águas de Coimbra, para 2016, a obra deverá ser executada no prazo de 540 dias, pelo valor de 2.258.900,00 mais IVA.

 

img_3752

A intervenção prevê a instalação da rede de saneamento em zonas que pertencem a três freguesias, elevando a taxa de cobertura do serviço de saneamento de águas residuais, no Município de Coimbra, de 97% para 98,6%.

Com esta obra, as povoações de Casal do Lobo (freguesias de Santo António dos Olivais e Torres do Mondego), Cova do Ouro (freguesias de Santo António dos Olivais e Torres do Mondego e União de freguesias de Eiras e São Paulo de Frades), Dianteiro (freguesia de Torres do Mondego e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades), Carapinheira da Serra (União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades) e Serra da Rocha (freguesia de Santo António dos Olivais e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades) passam ser servidas pela rede pública de drenagem de águas residuais domésticas.

As taxas de cobertura na freguesia de Santo António dos Olivais vão passar de 98% para 99%, na freguesia de Torres do Mondego vão passar de 58% para 87% e na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades vão passar de 92% para 95%. Trata-se de dar um contributo essencial para a qualidade de vida destas povoações, para além dos ganhos ambientais que se alcançam.

img_3765

A empreitada prevê a instalação de 16.899m de coletores de drenagem de águas residuais domésticas, a execução de 815 ramais domiciliários de saneamento, a construção de 6 estações elevatórias de águas residuais com sistema de bombagem em linha e 1595m de condutas elevatórias em tubagem de PEAD, a remodelação de 11.413m de condutas de abastecimento de água e de 509 ramais de abastecimento de água e a instalação de coletores de drenagem de águas pluviais numa extensão de 764m. Está ainda prevista a reposição de pavimentos numa área de cerca de 79.000m2.

A empreitada tem também por objetivo remodelar a rede de abastecimento de água em Casal do Lobo, erradicando tubagens obsoletas, e resolver os problemas de pressão reduzida nas zonas mais elevadas desta povoação. De igual forma, vai ser dada continuidade ao objetivo estratégico de redução das perdas de água, sendo a substituição das condutas antigas uma medida essencial para a sua concretização.

Ouça o discurso do Presidente da Águas de Coimbra

Ouça o discurso do Presidente da Câmara

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com