Cidade

Conferência intercalar da Cimeira Mundial de Saúde realiza-se em Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-10-2016

João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra e José Martins Nunes, Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, confirmam o que Marques Mendes anunciou na SIC.

PUBLICIDADE

coimbra-parque-verde-1-832x468

O Centro Académico e Clínico de Coimbra CHUC/UC vai organizar em Abril de 2018,
em Coimbra, a Conferência intercalar da Cimeira Mundial de Saúde, sob a égide da M8 Alliance

Durante a World Health Summit (Cimeira Mundial de Saúde), a decorrer neste momento em Berlim, a M8Alliance, organizadora da cimeira, decidiu aprovar por unanimidade, em Assembleia Geral, a candidatura de Coimbra à organização da Conferência intercalar da Cimeira Mundial de Saúde de 2018, que decorrerá a 20 e 21 de Abril no Convento de S. Francisco.

PUBLICIDADE

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve presente em apoio à candidatura.

Esta Cimeira intercalar decorre tipicamente na Primavera, em diversas partes do mundo, em alternância semestral com a Cimeira, que decorre todos anos em Outubro em Berlim. A Conferencia intercalar é itinerante e decorreu em 2013 em Singapura, em 2014 em S.Paulo, em 2015 em Quioto, em 2016 em Genebra, sendo organizada em 2017 em Montreal e em 2018 em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

medico

O evento de Coimbra será dedicado ao tema da Medicina de Fronteira, analisando diversas vertentes da prestação de cuidados de saúde em condições adversas, quer por se tratar de zonas subdesenvolvidas, quer por haver situações de guerra e pós-guerra, fluxos de refugiados, alterações climáticas e pandemias. Esperam-se cerca de 700 especialistas provenientes de todo o mundo, da Europa à Ásia, passando pela África, Médio Oriente, América do Norte, Central e do Sul.

Para além da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que integram o Centro Académico e Clínico de Coimbra CHUC/UC, esta Cimeira conta já com o apoio expresso do Ministério da Saúde, da Câmara Municipal de Coimbra, e da Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Os quatro temas centrais que serão tratados são:  a gestão de doenças infecciosas em países em desenvolvimento, oportunidades e desafios na translação da inovação para os cuidados de saúde, governação para a equidade no acesso à saúde em países em desenvolvimento e avanços na educação médica e para a saúde.

Coimbra estará no centro da discussão no mundo das cada vez mais complexas questões ligadas à saúde global, quer na sua vertente científica quer nas vertentes organizativa, da política de saúde e da coordenação multilateral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE