Coimbra

52 crianças cantam no Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-08-2015

Cinquenta e duas crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, participam na primeira edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), que decorre em Seia, de 27 a 30 de agosto.

PUBLICIDADE

O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Seia e o Turismo Centro Portugal, sob os auspícios da WAFA – World Association of Festivals and Artists (responsável pela execução e acompanhamento dos mais importantes Festivais internacionais), e tem como principal ambição colocar Portugal na rota dos grandes festivais internacionais da canção, numa Europa onde proliferam os festivais deste género.

Mais do que uma competição, o Festival procura “promover e estimular a criatividade artística, a amizade entre crianças de diferentes nacionalidades, bem como proporcionar aos professores de música trocas de experiências, nomeadamente de técnicas de interpretação musicais e coreográficas”, refere o diretor do FICSE, Nuno Figueira.

PUBLICIDADE

Treze é o número de países que estarão representados no Festival, com crianças provenientes da Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Lituânia, Moldávia, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia e Rússia.

Os participantes chegam a Seia na quarta-feira e iniciam, logo no dia seguinte, os ensaios das eliminatórias que ditarão os grandes vencedores de cada escalão, que serão conhecidos no dia 30, domingo, pelas 17h, durante a Gala-concerto a realizar no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. No dia 27, os participantes serão recebidos na Câmara Municipal de Seia, pelas 17:30h, a que se seguirá um desfile pela cidade. Paralelamente à componente competitiva, os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer o património cultural e natural do concelho.

Para avaliar o desempenho dos participantes a concurso, o Festival conta com um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música, de cada país representado.

PUBLICIDADE

Além de troféus, galardões e outras lembranças, o regulamento prevê a atribuição dos seguintes prémios: “Grand Prix” (vencedor absoluto do Festival) – 1000 euros; Prémio Maestro José Marinho, no valor de 1000 euros; e por escalão etário, 1º lugar – 500 euros; 2º lugar – 200 euros; e 3º lugar – 100 euros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE