Coimbra

50 jogadores de 14 países disputam Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-11-2015

O IX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, que se realiza entre os dias 21 e 29 de novembro, no Sweet Atlantic Hotel, apresenta este ano algumas novidades.

PUBLICIDADE

xadrez

A organização, a cargo da Assembleia Figueirense, tem disponível uma aplicação APP “cuckuu” que tem como objectivo fundamental apoiar à organização do torneio.

PUBLICIDADE

Alertar os participantes para o início e evolução das partidas é uma das funcionalidades do despertador social, que permite que os usuários criem os próprios lembretes, que podem ser compartilhadas com outros contactos por forma a ampliar a dimensão e a informação do festival.

A primeira edição do Prémio Sabir Ali vai distinguir Rui Dâmaso, o Mestre Internacional Português que foi o primeiro vencedor do torneio, em 2004, e é um dos melhores jogadores portugueses de sempre.

Persegue o título de GM há muito e procura no torneio da Figueira da Foz uma norma de GM, único torneio em Portugal onde a pode obter.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar das inovações introduzidas a organização mantém o figurino tradicional, com representantes de 14 países: Estados Unidos, Polónia; Canadá, Bulgária, Ucrânia, Sérvia, Espanha, Argentina, Bangladesh, Angola, Portugal, Roménia, Inglaterra e Cabo-Verde, num total de 25 atletas profissionais.

De acordo com a Assembleia Figueirense, a grande expectativa centra-se no norte-americano Timur Gareyev, número um do torneio, no canadiano Kevin Sprageett, que ganhou o Torneio Internacional da Figueira duas vezes e venceu alguns dos torneios mais importantes do mundo como o torneio de Nova Iorque, e ainda no russo Oleg Romanishin, campeão da União Soviética.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE