5 Troleicarros de Coimbra voltam a circular a partir de maio

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-03-2018

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, informou, no decorrer da reunião do executivo camarário, que o processo de restauro dos troleicarros e da rede de tração elétrica está numa fase final e que estes voltarão a circular nas linhas habituais.

PUBLICIDADE

troleicarros

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves, acrescentou que o processo terminará em finais de abril, pelo que no início de maio os troleicarros voltam a circular pela cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que os ecológicos e típicos troleicarros dos Serviços Municipalizados de Coimbra deixaram de circular na cidade de Coimbra desde os tempos em que Princesa Cindazunda foi “viver” para a Praça do Arnado.

Contactada por Notícias de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, admitiu em novembro de 2017 que “na altura da requalificação da Praça do Arnado os troleicarros deixaram de circular porque a rede de tração teve de ser retirada”.

PUBLICIDADE

A edilidade afirmou então que “entretanto, antes de voltarem a circular, foi efetuado, pelos SMTUC, um levantamento do estado da rede de tração. Aí foram identificadas necessidades de recuperação de alguns pontos da rede”.

Nesse sentido, e para garantir a total funcionalidade do serviço e a segurança do mesmo, iniciou-se uma manutenção dos postes eletrificados e da rede, garante a autarquia liderada por Manuel Machado, auto-intitulado “especialista em rotundas”.

A necessidade de intervenção em alguns postes da rede de tração elétrica foi detetada após um levantamento efetuado pelos SMTUC e de uma análise mais detalhada realizada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

MACHADO

O executivo da CMC tem vindo a apostar na renovação da frota dos SMTUC, desde o mandato 2013-2017, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante esse período, o que corresponde a um investimento municipal de 3,3 milhões de euros.

A lista de aquisições inclui 10 autocarros novos, 10 autocarros usados, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e 7 miniautocarros. Um esforço que permite apresentar atualmente uma frota dos SMTUC composta por 141 autocarros com uma média de idades de 13 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE