Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

5 maiores grupos privados da saúde faturaram à ADSE 878 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-02-2019

Os cinco maiores grupos privados da saúde faturaram à ADSE 878 milhões de euros entre 2015 e 2018, 58,3% da despesa total que o subsistema de saúde teve com o regime convencionado, segundo uma análise do economista e representante dos beneficiários Eugénio Rosa.

PUBLICIDADE

A análise do economista, eleito pelos representantes dos beneficiários para o conselho diretivo da ADSE, aponta para “um grande problema de concentração” nos grandes prestadores privados da saúde, referiu Eugénio Rosa à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018, quase 60% da despesa total que a ADSE teve com o regime convencionado (em que os prestadores têm uma relação contratual com o subsistema) foi para cinco grupos privados: Luz, José de Mello Saúde, Lusíadas, Trofa e Grupo Hospitais Privados do Algarve.

“Foram feitas no passado muitas convenções com estes cinco grupos e permitiu-se que dominassem grande parte da faturação da ADSE”, afirmou à Lusa o economista.

PUBLICIDADE

Num documento de análise publicado no seu site na Internet, Eugénio Rosa afirma que a “captura da ADSE por parte” dos cinco grandes grupos privados de saúde ajudou esses prestadores a eliminar também a concorrência e a aumentar o “poder sobre a ADSE”.

“É urgente alterar esta situação, reduzindo o poder destes cinco grandes grupos privados e saúde sobre a ADSE, e criar uma situação de maior equilíbrio”, refere Eugénio Rosa no documento publicado no final do mês passado.

O economista ressalva que os cinco grandes grupos privados de saúde são, contudo, “indispensáveis à prestação de serviços aos beneficiários”, mas insiste na necessidade de “assinar novas convenções com pequenos e médios prestadores”.

Hoje, em declarações à Lusa, Eugénio Rosa sublinha que, ao diversificar as convenções, a ADSE “estaria mais à vontade”, ao mesmo tempo que a concorrência no setor seria impulsionada.

A ADSE tem estado no centro da atenção mediática e política nos últimos dias, estando em causa a suspensão de convenções por parte de dois grupos, a José de Mello Saúde (que gere os hospitais CUF) e o Grupo Luz Saúde.

Dados do final do ano passado da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada indicam que quatro milhões de portugueses recorrem por ano aos hospitais privados, sendo que 800 mil são beneficiários da ADSE.

Números da mesma associação mostram que os hospitais privados representam quase metade dos hospitais do país e um terço das camas hospitalares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com