Desporto

5 estudantes-atletas da Universidade de Coimbra vão dar nas vistas nos Jogos Olímpicos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

Cinco estudantes-atletas da Universidade de Coimbra vão participar nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que decorrem na capital japonesa a partir de sexta-feira, dia 23. Prova da afirmação da instituição como casa do desporto universitário nacional, estas qualificações olímpicas são apenas uma pequena parte do que a UC tem feito nos domínios do desporto.

PUBLICIDADE

Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina), Gabriel Lopes (Natação / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) e Irina Rodrigues (Atletismo / Faculdade de Medicina) são os três estudantes-atletas que vão entrar em ação nos Jogos Olímpicos, que acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto. Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) são os que vão competir nos Jogos Paralímpicos, que se realizam entre 24 de agosto e 5 de setembro.

“É naturalmente com muita satisfação que nós vemos vários atletas da UC a participarem no mais elevado evento multidesportivo do planeta, onde estão os melhores dos melhores. Isto é fruto de um trabalho absolutamente extraordinário por parte do associativismo desportivo mas, no que diz respeito à UC, satisfaz-nos a capacidade elevada que estes atletas de alta competição têm tido para articular a dimensão desportiva com a dimensão escolar, ambas de uma exigência extrema”, aponta o Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

PUBLICIDADE

Os cinco participantes de Tóquio 2020 são apenas parte dos 26 atletas no Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC), a face mais visível do trabalho que tem sido feito na instituição para promover o desporto, a atividade física e o bem-estar. “A UC apoia de forma indelével estes estudantes-atletas da alta competição. O PAAR-UC prevê um conjunto de medidas, que vai  desde o apoio ao nível escolar (na escolha de horários e de turmas e possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial) à facilitação do acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização do treino da Faculdade de Ciências do Desporto”, nota António Figueiredo.

A marca da presença da Universidade de Coimbra em Tóquio 2020 vai além dos cinco apurados. David Varela, Messias Baptista (ambos atletas de Canoagem) e João Neto (treinador de Judo), que também vão estar na capital japonesa, iniciaram o ciclo olímpico ainda como estudantes da Universidade. E, no âmbito de protocolos firmados com algumas das principais federações desportivas nacionais, muitos outros participantes contaram com a colaboração dos investigadores e das infraestruturas técnico-científicas da UC (como testes em câmara térmica) na fase de preparação para a competição.

PUBLICIDADE

publicidade

Incluindo os integrados no PAAR-UC (dez deles premiados no início deste ano com a Bolsa Estudante-Atleta Santander UC, no valor de 1000 euros, para quem tem aproveitamento em ambos os domínios), a Universidade tem 110 alunos com estatuto de estudante-atleta.

Os desportistas (não-federados) que participam nas várias ações da UC de promoção de um estilo de vida ativo e saudável, numa lógica inclusiva, são bastante mais. Além dos Jogos Universidade de Coimbra (JUC), evento multidesportivo que, em tempos pré-pandemia, juntava cerca de 3000 membros da comunidade universitária em torneios de dez modalidades diferentes, a instituição promove ações como o programa Experimenta, o UCicletas, o UC+Ativa e o Grupo de Caminhada e Corrida.

“Temos programas abertos a toda a comunidade da Universidade – estudantes, docentes, não-docentes, e até alumni e empresas de investigação e inovação (no caso dos JUC) –, com o objetivo de promover um estilo de vida ativo e saudável, numa lógica de inclusão através do desporto, e procurando, ao mesmo tempo, desmistificar e democratizar o acesso a algumas modalidades”, descreve o Vice-Reitor. Esse é o objetivo principal, mas – a manter-se o ritmo de crescimento – o número de estudantes-atletas da UC presentes na edição seguinte dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, Paris 2024, também deverá crescer. “Certamente teremos mais em 2024. A intenção é mesmo essa”, remata António Figueiredo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE