Crimes

5 detidos por tráfico de droga e contrabando de tabaco

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-06-2020

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, desmantelou uma organização criminosa, detendo em flagrante delito cinco homens, pela presumível autoria dos crimes de tráfico de estupefacientes, introdução fraudulenta no consumo de tabaco e posse de armas.

PUBLICIDADE

As detenções ocorreram no âmbito de investigação ao tráfico de estupefacientes na região norte, com especial incidência na área do Grande Porto, mas que se estendeu ao sul de Espanha com passagem pela fronteira do Caia.

PUBLICIDADE

publicidade

Em resultado desta operação, para além de ter sido possível registar o flagrante delito, foi apreendido haxixe e cocaína, que uma vez introduzidos no mercado, dariam para 118 550 e 410 doses individuais, respetivamente.

No armazém utilizado por esta organização criminosa, foi detetada uma unidade industrial de transformação de folha de tabaco, encontrando-se em plena laboração uma máquina a triturar daquelas folhas. Para além da máquina, procedeu-se ainda à apreensão de aproximadamente 5,5 toneladas de folhas de tabaco, grande parte ainda em bruto e a outra já triturado e ensacado para redistribuição.

PUBLICIDADE

Estima-se que o valor da mercadoria apreendida represente cerca de um milhão de euros, correspondendo 900.000€ ao valor da prestação tributária.

Foram ainda apreendidas duas armas de fogo, cinquenta e cinco munições, quatro viaturas de gama média alta, nove telemóveis e outro equipamento informático e ainda 3.265 € em dinheiro, tudo resultante da atividade ilícita daquela organização.

Os detidos, quatro nacionais e um estrangeiro, com idades compreendidas entre os 22 e os 47 anos, foram presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva aos três arguidos com papéis dominantes na organização, que já tinham antecedentes policiais pelo mesmo ilícito, e apresentações semanais aos outros dois.

A PJ contou com a colaboração relevante do Destacamento de Ação Fiscal da GNR do Porto na realização das diligências relativas à apreensão da folha de tabaco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE