Cidade

António Tavares apresenta livro sobre A Coabitação Política em Portugal

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-02-2016

Sexta-feira, 26 de fevereiro, pelas 20:00, no restaurante Gustav (Quinta de São Jerónimo, em Coimbra) será apresentado o livro de António Tavares intitulado “A Coabitação Política em Portugal”, editado pela Almedina.

PUBLICIDADE

A

A apresentação estará a cargo de Manuel Monteiro, antigo líder do CDS, e será feita no âmbito de um jantar-debate subordinado ao tema do livro.

PUBLICIDADE

Para além do Autor (que é Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto) e do apresentador, estarão presentes diversas personalidades de diferentes áreas políticas.

O livro, que tem um prefácio do eurodeputado Paulo Rangel, analisa a história do regime democrático em Portugal e o modo como funciona o sistema político de Governo desde 1976, nas mais variadas situações de coabitação.

PUBLICIDADE

publicidade

Procura também responder à questão:

Terá ou não esse sistema político contribuído para a instabilidade governativa, quando o Presidente da República tem a possibilidade de usar o poder de dissolução, sempre que está em causa o normal funcionamento das instituições, máxime a Assembleia da República?”.

António Tavares, que se licenciou em Direito na Universidade de Coimbra, é Doutorado em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto, onde é Professor e Director da Licenciatura em Ciência Política e Estudos Eleitorais. Entre 1985 e 1991 foi deputado do PPD/PSD à Assembleia da República, tendo integrado as Comissões Parlamentares de Defesa Nacional Juventude, Economia, Finanças e Plano, tendo ainda representado Portugal na Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental.

Tem desempenhado diversos cargos de destaque, entre os quais o de membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, Presidente da TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Auditores de Defesa Nacional, Presidente do Clube Via Norte. Entre outras distinções, em 1982 ganhou o Prémio Adelino Amaro da Costa com o tema “Partidos Políticos e Administração Autárquica”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE