Saúde

43 infetados em lar de idosos em Guimarães

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-09-2020

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) atualizou hoje para 43 o número de casos positivos de covid-19 no Centro Social Irmandade de São Torcato, em Guimarães.

PUBLICIDADE

Em resposta enviada à Lusa, a ARSN refere que testaram positivo 34 idosos e nove funcionários.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao início da tarde, o juiz da Irmandade de São Torcato, Paulo Novais, tinha aludido a 41 casos, entre 32 utentes e nove funcionários.

Segundo a ARSN, a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave teve conhecimento, na sexta-feira, de um caso confirmado de covid-19 num utente do lar daquele Centro Social.

PUBLICIDADE

A Autoridade de Saúde promoveu a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas “necessárias e adequadas, em função da referida avaliação”.

Foi também realizado teste para deteção de infeção a todos os utentes e profissionais, “tendo sido identificados 43 casos positivos, dos quais 33 utentes e 10 profissionais”.

A ARSN sublinha que “todo este processo está a ser desenvolvido pelas autoridades de Saúde Local e Regional, Câmara Municipal, Centro Distrital de Segurança Social de Braga e Proteção Civil, em articulação com os responsáveis da instituição.

Segundo o juiz da Irmandade de S. Torcato, dois utentes apresentavam “alguns sintomas febris”, pelo que estão internados no hospital.

“Todos os outros estão assintomáticos”, disse ainda, ressalvando que mesmo os que estão internados “não inspiram especiais cuidados”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE