Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

4 milhões de euros para “otimizar a eficiência energética” dos bairros da Rosa e da Conchada

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-03-2019

A Câmara de Coimbra vai investir 4,1 milhões de euros na reabilitação energética de duas centenas e meia de casas de habitação social dos bairros da Conchada e da Rosa.

PUBLICIDADE

A abertura do concurso público para a empreitada – que visa “otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico” de 222 daquelas habitações, situadas no Bairro da Rosa – proposta pela Câmara, foi aprovada hoje, por unanimidade, pelo executivo municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

A estas 222 casas, cuja intervenção envolve um investimento de 3,6 milhões de euros, juntam-se 28 frações do Bairro da Conchada, para as quais o respetivo concurso público, implicando a aplicação de 500 mil euros, foi reaberto recentemente.

A reabertura daquele procedimento ficou a dever-se ao facto de o concurso público lançado em final de 2018 ter ficado “deserto”, explicou o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS). O novo concurso aumenta a base de licitação do empreendimento em cerca de 30%.

PUBLICIDADE

As empreitadas, que visam “beneficiar o desempenho energético” de um total de 250 casas, representando um investimento global de cerca de 4,1 milhões de euros, serão executadas ao abrigo de uma candidatura do município ao programa Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

A intervenção prevê, designadamente, “a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura” dos imóveis, a instalação de “caixilharias com corte térmico e vidros duplos”, a introdução de “sistemas de produção de águas quentes sanitárias” e a “melhoria da iluminação nas zonas comuns”.

O parque habitacional do município de Coimbra é constituído por cerca de oito centenas de habitações, essencialmente distribuídas por oito bairros da cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com