Coimbra

Seminário sobre desenvolvimento local em Penela

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-01-2015

No próximo dia 31 de Janeiro, Mariana Teixeira irá apresentar em seminário o tema “Projetando o desenvolvimento local: EIRA – Espaço Interativo de Rede Artesanal dos Produtos Tradicionais Qualificados”, no Centro de Estudos e História Local Salvador Dias Arnaut, em Penela.

PUBLICIDADE

Um projeto que “nasce num contexto em que cada vez mais se desperta, quer a nível europeu e quer a nível nacional, para as potencialidades do local, onde novas estratégias e modelos imperam na organização das regiões”.

EIRA é um projeto centrado na valorização dos recursos endógenos, em especial, dos produtos tradicionais qualificados, como instrumentos importantes de valorização dos territórios de origem – Região de Coimbra e Aveiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Mel Serra da Lousã DOP, Queijo Rabaçal DOP, Carne Marinhoa DOP, Carne Arouquesa DOP, Ovos Moles de Aveiro IGP, Pastel de Tentúgal IGP são os produtos referidos no projeto.

Unir em rede estes produtos que enformam a identidade da região, aliar tradição, turismo, formação, conhecimento, arte, cultura, territórios, públicos, unir sensações, sabores e experiências, aproximar, dar a conhecer, valorizar, interagir, unir Património e Cultura são os eixos centrais de EIRA, o projecto que pretende estar associado a estratégia da Politica Cultural Autárquica das regiões de Coimbra e Aveiro, num desenvolvimento territorial em rede, numa perspectiva que transcende o municipal.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE