3000 GNR na estrada à procura de “Alcohol and Drugs”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-12-2017

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 11 e 17 de dezembro, na sua área de responsabilidade, vai intensificar a fiscalização de trânsito no âmbito da condução de veículos sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.

PUBLICIDADE

drogas-alcool-interacao

Durante o período da operação “Alcohol and Drugs” mais de três mil militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito e da Unidade de Intervenção, irão direcionar as suas ações para as vias onde este tipo de infrações são mais frequentes, assim como, para os locais onde se registam maiores índices de sinistralidade, com o intuito de proporcionar segurança e tranquilidade aos demais utentes da via.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o início do ano foram submetidos ao teste de alcoolemia cerca de 1 163 000 condutores, dos quais 32 524 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, destacando-se que, do total das infrações detetadas, 9 460 resultaram na detenção dos condutores, por conduzirem com uma TAS correspondente a crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).

Esta operação é realizada no âmbito da European Traffic Police Network (TISPOL , organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.

PUBLICIDADE

A operação enquadra-se ainda no plano de prioridades da Comissão da União Europeia, denominado por “Road Safety Programme 2011-2020”, que visa reduzir o número de mortes na estrada através da mudança de comportamento dos utilizadores das vias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE