Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

300 pessoas com mais de 5 000 euros em prejuízos agrícolas por causa do incêndio de Pedrógão Grande

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-08-2017

Cerca de 300 pessoas registaram mais de 5.000 euros em prejuízos agrícolas nos sete concelhos afetados pelos incêndios que começaram em junho em Góis e em Pedrógão Grande, revelou hoje a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).

PUBLICIDADE

Há também 1.261 pessoas que contabilizaram prejuízos na área agrícola entre os 1.053 e os 5.000 euros, informou a diretora regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, durante uma sessão de esclarecimentos sobre o apoio aos proprietários afetados, que decorreu na Casa Municipal de Cultura de Pedrógão Grande.

Numa sessão muito concorrida (a organização foi obrigada a criar uma segunda sessão), Adelina Martins procurou explicar critérios e procedimentos para os agricultores afetados, na sua grande maioria pessoas que têm explorações de agricultura de subsistência.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vai-se andando aos poucos para se tentar ajudar todos os que necessitam”, frisou durante a sessão a responsável da DRAPC, que se viu confrontada com várias questões e dúvidas por parte das pessoas afetadas, a maioria revoltadas com as exigências para apoios acima de 5.000 euros.

Durante a iniciativa, Adelina Martins explicou que a DRAPC não pode ajudar a fazer a candidatura ao apoio, visto que tem de haver separação entre quem valida o projeto e quem o faz.

PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura já disponibilizou dez milhões de euros para os agricultores afetados pelo incêndio que atingiu a região Centro entre 17 e 24 de junho.

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de junho, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos e só foi dado como extinto uma semana depois.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

O fogo chegou ainda aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra e Penela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com