Coimbra

3 doces de Arganil apurados para a próxima fase do concurso 7 Maravilhas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-04-2019

 

PUBLICIDADE

Como resultado da candidatura apresentada pela Confraria do Bucho de Arganil ao Concurso “7 Maravilhas de Portugal – Doces”, o júri constituído por vários especialistas na temática na sua primeira votação de seleção, apurou para a fase seguinte do Concurso, 3 dos Doces deste concelho beirão.

PUBLICIDADE

publicidade

Sequilhos de Arganil (categoria Biscoitos e Bolos Secos), da produtora Celeste Almeida;Queijadas de Queijo de Cabra Fresco (categoria Doce de Pastelaria), da Pastelaria Pão Quente e Compotas de Maçã e Canela (categoria Doces de Fruta e Mel), do produtor BioArgus são os 3 doces de que representam Arganil.

Considerando que a nível nacional foram apresentados 907 Doces a Concurso e nesta fase foram apurados 420, a Confraria do Bucho de Arganil  entende que a sua candidatura é um sucesso e está no caminho certo, já que foram validados 3 dos 6 doces apresentados, que incluíam ainda a Tigelada de Torrozelas, os Coscoréis da Serra do Açôr e a Broa de Batata de Côja.

PUBLICIDADE

Valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, neste caso a doçaria da Serra do Açôr, foi o propósito desta candidatura, que é demonstrativa da diversidade e qualidade dos produtos deste Território, que deste modo ganha atratividade e notoriedade através da excelência da gastronomia que oferece a quem o visita.

A Confraria do Bucho de Arganil aguarda com redobrada expetativa o resultado da apreciação dos especialistas nesta segunda fase do Concurso, na certeza de que estas especialidades da gastronomia beirã se constituem, sem dúvida, como uma das Maravilhas de Portugal.

Na fase seguinte, o Júri irá reduzir dos atuais 21 para um total de 7 os Doces de cada Distrito, que serão considerados pré-finalistas e irão a votação do público nos próximos meses de Julho e Agosto.     

Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP 1.
 
As categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. A grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local.

A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP 1, em horário nobre.
 
Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.
 
 
 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE