Mundo

250 pessoas com suspeitas de intoxicação alimentar na festa dos 90 anos de Imelda Marcos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-07-2019

Mais de 250 pessoas foram hoje levadas para hospitais de Manila, capital filipina, com suspeita de intoxicação alimentar, após uma festa de comemoração do 90.º aniversário da ex-primeira-dama Imelda Marcos.

PUBLICIDADE

 

Cerca de 2.500 amigos e apoiantes da família Marcos reuniram-se para a ocasião num estádio em Manila, contudo centenas de convidados apresentaram sintomas de vómitos tendo sido levados por ambulâncias, segundo a Cruz Vermelha filipina.

“As nossas ambulâncias transportaram pessoas para o hospital com queixas de tonturas e vómitos. Aparentemente foram vítimas de intoxicação alimentar”, indicou Richard Gordon, presidente da Cruz Vermelha.

PUBLICIDADE

Segundo o Ministro da Saúde, Francisco Duque, 260 pessoas ficaram doentes durante a festa, onde foram servidos diferentes menus e distribuídas garrafas de água com o nome da viúva do ex-presidente das Filipinas.

Bongbong Marcos, filho de Imelda Marcos, pediu desculpas e prometeu ajudar aqueles que ficaram doentes até que recuperassem totalmente.

PUBLICIDADE

publicidade

Em novembro de 2018, Imelda Marcos, foi condenada a penas de prisão que podem ir até 77 anos depois de ter sido declarada culpada de sete crimes de corrupção.

Em causa está o desvio de 200 milhões de dólares do erário público, através de fundações criadas em seu nome na Suíça, quando ocupava o cargo de Governadora de Manila (1975 -86).

Ferdinand e Imelda instauraram um regime ditatorial nas Filipinas, entre 1965 e 1986, tendo o presidente sido destituído por uma revolta popular pacífica, que os levou ao exílio.

O ex-presidente faleceu no Havai em 1989 e a viúva e os filhos regressaram ao país em 1992, tendo, desde então, sido acusados em 400 processos judiciais sem qualquer condenação até à sentença em novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE