Coimbra

25 Anos de Neurociências e Biologia Celular em Portugal assinalados em Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-12-2015

400 investigadores em biomedicina e biotecnologia reúnem-se em Coimbra, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, no 13º Encontro Anual do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

neurociencias

A iniciativa vai decorrer no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), no Polo II da UC, e apresenta cerca de três dezenas de comunicações de cientistas que desenvolvem investigação interdisciplinar em doenças neurodegenerativas, envelhecimento, estratégias terapêuticas e biotecnologia no CNC, primeiro Laboratório Associado do país fundado em 1990 pelo Professor Jubilado Arsélio Pato de Carvalho.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento conta com convidados de diferentes áreas disciplinares, entre os quais, Helena Machado, do Centro de Estudos de Sociais; Paula de Oliveira, do Centro de Matemática; Paulo Peixoto, do Instituto de Sistemas e Robótica; Rui Travasso, do Centro de Física Computacional; e Luís Veríssimo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Os convidados vão discutir as problemáticas éticas, sociológicas, matemáticas, robóticas e comunicacionais da investigação em neurociências e biologia celular, procurando estabelecer pontes interdisciplinares que possam servir de base a projetos futuros.

Segundo o Presidente do CNC, João Ramalho-Santos, «o maior desafio é garantir, em simultâneo, excelência e sustentabilidade, o que só se faz com uma investigação exigente, inovadora e colaborativa em Biomedicina e Biotecnologia, que estamos agora a continuar no âmbito do consórcio CNC.IBILI (Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem), quer em ciência básica, quer em aplicações concretas. Daí este ano termos escolhido para intervir no Encontro investigadores de outros Centros de Excelência da UC, de modo a podermos de futuro trabalhar em conjunto, numa ecologia de saberes que seja maior do que a soma das partes.»

PUBLICIDADE

A vertente social do Encontro inclui a exibição do filme ‘The PHD Movie 2’, e uma performance artística a cargo da companhia de teatro Marionet, em parceria com investigadores de diversas áreas do CNC. Segue o programa em anexo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE