Cidade

1ª Feira de Velharias de 2015 é no próximo sábado

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-01-2015

A Feira de Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra entra, em 2015, no seu 24º ano de realização oficial.

PUBLICIDADE

unnamed (14)

Decorrendo a cada quarto sábado de cada mês, é um certame que contribui para a divulgação da arte e cultura ancestrais, num espaço da cidade que de acordo como a Câmara Municipal de Coimbra (CMC)  é, tal como o seu próprio nome indica, historicamente apropriado para a transação de mercadorias: a Praça do Comércio (também conhecida como Praça Velha).

PUBLICIDADE

publicidade

O dia 24 de janeiro é, pois, o primeiro sábado do ano a acolher a iniciativa, que junta, na Praça do Comércio, entre as 9:00 e as 19:00, vários expositores/vendedores, oriundos não apenas da região centro como, também, de outras zonas do país.

Promovida por uma Comissão Organizadora que integra a Câmara Municipal de Coimbra, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o “Velhustro”, a iniciativa é permanentemente acompanhada por esta Comissão (que, posteriormente, veio a ser designada Comissão de Feira), responsável pela supervisão, não só do espaço físico onde decorre a iniciativa como, também, da fidedignidade dos produtos nela expostos para venda.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC,  iniciativa tornou-se uma Feira/Mostra de referência no panorama nacional e tem trazido a Coimbra inúmeros feirantes de uma multiplicidade de produtos que têm perdurado no tempo e que assumem um papel preponderante na divulgação da nossa arte e cultura. De cunho peculiar, esta feira franca convida os cidadãos a comercializarem objetos relacionados com os mais diversos setores de atividade, dando azo à troca de antiguidades como peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e variadíssimos utensílios domésticos. Os livros ocupam, também, um lugar de destaque, a avaliar pela quantidade de alfarrabistas que participam na Feira.

A mostra, considerada pela autarquia como “de importância inegável na história da cidade, assume-se como um tipo de evento que contribui para o alargamento das relações humanas no contexto social atual, permitindo aos visitantes a descoberta de raízes da tradição portuguesa, interligando o passado e o presente”.

Calendarização para o ano 2015: Fevereiro (28); Março (28); Abril (25); Maio (23); Junho (27); Julho (25); Agosto (22); Setembro (26); Outubro (24); Novembro (28); Dezembro (26).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE