Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

198 timorenses chegaram hoje a Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 28-10-2022

Quase 1.300 cidadãos timorenses permanecem em Portugal, entre os quais perto de 200 que chegaram na passada madrugada, adiantou a ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, segundo a qual esta é uma “questão humanitária”.

PUBLICIDADE

A ser ouvida na Comissão de Orçamento e Finanças, a propósito do Orçamento do Estado para 2023, e questionada por vários deputados sobre o ponto da situação em relação aos vários timorenses que têm chegado a Portugal, Ana Catarina Mendes lembrou que ela própria havia trazido o tema, em setembro, à Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Segundo a responsável, nos últimos meses, “entraram em Portugal cerca de 5 mil timorenses” e saíram outros cerca de 4 mil.

PUBLICIDADE

publicidade

“Permanecem em Portugal cerca de 1.073 timorenses aos quais devemos acrescentar os cerca de 198 que esta madrugada chegaram a Portugal”, adiantou a ministra.

Ana Catarina Mendes adiantou também que entre estes quase 1.300 cidadãos estão 865 timorenses que chegaram a Portugal mas não procuraram o apoio de qualquer autoridade, nomeadamente o Alto-Comissariado para as Migrações (ACM), “que é quem dá a primeira resposta a estas pessoas”.

PUBLICIDADE

Por outro lado, disse que 542 timorenses estão em “alojamentos com dignidade”, enquanto os restantes permanecem em soluções “com menos dignidade” como alojamentos coletivos ou pousadas da juventude.

A ministra aproveitou para sublinhar que “este é um problema humanitário” e que “para o Governo é inadmissível que haja redes de exploração laboral num Estado decente”.

“E isso nós não permitiremos”, garantiu, adiantando que as autoridades estão a atuar.

Sobre esta matéria, disse que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) “foi imediatamente mobilizada” para perceber onde estavam os cidadãos timorenses a trabalhar e em que condições, tendo levantado os respetivos autos e aplicado sanções, apesar de não ter especificado quantas ou a quem.

Lembrou também que foi criado um grupo de trabalho interministerial “para dar a resposta que se exige a estas pessoas”.

“A questão é humanitária e ao longo destes meses não temos parado para dar resposta aos que aqui chegam e não têm condições”, sublinhou, acrescentando que várias autarquias se têm associado na procura de uma solução de acolhimento, nomeadamente Fundão, Lisboa, Almada, Alcobaça, Serpa, Beja e Torres Vedras.

A deputada do PCP Alma Rivera acusou o Governo de ter “uma postura irresponsável, quando há uns meses dizia que o tráfico de seres humanos não era um problema no país”.

“Desvalorizou um problema real, num determinado momento, para agora ter de reconhecer que de facto é um problema profundíssimo”, disse.

Na resposta, Ana Catarina Mendes negou que alguma vez tenha desvalorizado esta situação.

“Nunca me ouvirá desvalorizar o tráfico de seres humanos. O que disse em setembro era que estávamos a avaliar e, nessa altura, não havia relato nenhum. Devo aliás dizer-lhe que, para sermos todos verdadeiros, há investigações que estão a decorrer que não me permitem dizer já que há tráfico de seres humanos e, portanto, acho que é uma irresponsabilidade [falar de tráfico] enquanto as autoridades não fizerem o seu trabalho”, sublinhou.

Ao nível de respostas de acolhimento de tráfico de seres humanos, a governante adiantou que até 30 de setembro de 2022 foi feito o acolhimento de 10 crianças e jovens, das quais quatro eram vítimas de exploração sexual e as restantes seis com “exploração desconhecida”.

“E temos, nos centros de acolhimento e proteção a vítimas, cinco estruturas pelo país com 48 vagas, que acolheram até setembro de 2022, 42 pessoas: 29 vítimas de exploração laboral, três de exploração sexual, duas de crime violento e oito de servidão ou mendicidade”, detalhou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com