Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

14 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo, incluindo Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 27-07-2021

Quatorze concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Em risco muito elevado o IPMA colocou mais de 50 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra e Faro e em risco elevado outros mais de 80 dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

PUBLICIDADE

publicidade

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

PUBLICIDADE

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê pequena subida da temperatura máxima no Sul, céu limpo, com nebulosidade matinal no Norte e Centro, e vento por vezes forte nas terras altas e no litoral oeste durante a tarde.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 34º (Évora) e as mínimas entre os 12º (Viseu) e os 21º (Faro).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com