Vamos

Coletivo Tanto-Mar nasce em Coimbra para juntar músicos portugueses e brasileiros

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 15-11-2022

O Coletivo Tanto-Mar, que junta músicos portugueses e brasileiros a residir em Coimbra, estreia-se na quinta-feira, no Salão Brazil, numa iniciativa do município que pretende ser apenas o pontapé inicial de um projeto que poderá ser alargado.

PUBLICIDADE

Ao todo, serão 19 músicos a marcar presença no palco do Salão Brazil, na quinta-feira, de um coletivo que conta com uma formação base de seis elementos a que se somam 13 convidados, alguns dos quais músicos de rua que tocam no centro histórico da cidade.

O projeto surge no âmbito do ciclo programático “Saudades do Brasil em Coimbra”, resultando de uma encomenda da Câmara, que propôs juntar “vários músicos residentes em Coimbra, portugueses e brasileiros”, disse à agência Lusa o chefe de Divisão de Cultura do município, Rafael Nascimento.

PUBLICIDADE

publicidade

O concerto de quinta-feira, de entrada livre, será apenas “o primeiro resultado” de uma iniciativa que pretende “expandir-se” e também convidar músicos de outras nacionalidades, nomeadamente dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), realçou.

“Este é o pontapé de saída, mas o objetivo é de que haja continuidade do trabalho, que se juntem mais pessoas”, aclarou, referindo que já existem “alguns desafios para o coletivo para 2023”, mas que ainda não estão fechados, dando apenas a pista relacionada com o próprio nome do coletivo, que remete para uma canção do músico brasileiro Chico Buarque.

PUBLICIDADE

Para Rafael Nascimento, que assumiu cargo recentemente, a atividade e produção musical em Coimbra “é bastante positiva”, considerando que o papel do município será “criar a cola e dar visibilidade” àquilo que os músicos já fazem.

A formação base do Coletivo Tanto-Mar é composta por Diogo Mendes, Felipe Barão, Formiga, Luís Pedro, Pedro Renato e Sérgio Costa, somando-se ainda 13 convidados: Alex Lima, André Santos, Inês Brito, Jorri, Mel Costa, Miguel Cordeiro, Pedro Sáfara, Rágner Tocar, Rita Joana, Ricardo Brito, Sérgio Carvalhosa, Tiago Sax e Vânia Couto.

Eron Quintiliano, da produtora que se associa ao projeto, juntamente com o Jazz ao Centro Clube, realça que o grande objetivo passa por “aproximar” os músicos que vivem em Coimbra.

“É muito importante este diálogo. Esta conexão tem um poder de reverberação muito grande. Muitos deles não se conheciam e, nos ensaios, já trocam contactos, apresentam músicos de referência, e falam de coisas que podem fazer juntos. A partir deste coletivo, podem vir a existir outros coletivos, com outras propostas musicais”, realçou.

Em palco, será possível ouvir canções de samba com arranjos de fado, interpretações de músicos brasileiros de temas da música tradicional e popular portuguesa, como Amália Rodrigues ou Zeca Afonso, assim como artistas portugueses a interpretar nomes do outro lado do Atlântico como Elis Regina, Roberto Carlos ou Baden Powell, notou.

Os músicos convidados irão atuar em diferentes momentos do concerto, mas Eron Quintiliano deixa a porta aberta para se verem os 19 artistas em palco.

“Se rolar um bom ambiente e houver uma boa resposta do público, acho que é possível que façam um grande baile com todo o mundo em cima do palco”, salientou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE