Coimbra

12.º Festival das Artes QuebraJazz traz nomes da música internacional a Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-07-2021

Os nomes maiores da música internacional e a estreia absoluta da obra Momentos, do Trio Paulo Bandeira com Cristina Branco, integram a programação que o 12.º Festival das Artes QuebraJazz traz a Coimbra, entre os dias 19 e 27 de julho.

PUBLICIDADE

O concerto de abertura está a cargo de uma das mais importantes orquestras de jazz da Europa, a Orquestra de Jazz de Matosinhos, e de um dos maiores guitarristas mundiais, o norte-americano Kurt Rosenwinkel, que apresentam a sua obra conjunta Our Secret World, a 19 de julho, no anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, refere a organização em comunicado.

Dando continuidade à parceria estabelecida com o QuebraJazz, produzido pela Associação Cultural Quebra Costas, o concerto de encerramento do Festival das Artes QuebraJazz 2021, a 27 de julho, também no anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, marca a estreia e o lançamento oficial da obra Momentos, do Trio Paulo Bandeira (João Paulo Esteves da Silva, Bernardo Moreira e Paulo Bandeira) com a cantora Cristina Branco, onde o jazz se funde com vários quadrantes da música portuguesa, e não só, sendo uma edição QuebraJazz.

PUBLICIDADE

Sob o tema Outros Mundos, a programação desta edição do Festival das Artes QuebraJazz celebra o encontro de culturas com a música dos Aga Khan Master Musicians, ensemble colaborativo de renome internacional que toca instrumentos asiáticos e ocidentais e explora a forma como a inovação ajuda a revitalizar o património cultural.

No concerto Música do Mundo, no anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, a 21 de julho os Aga Khan Master Musicians (Basel Rajoub, Feras Charestan, Jasser Haj Youssef, Andreas Piccione e os seus convidados portugueses) demonstram como a tradição serve de bússola para explorações artísticas em novos formatos de criatividade inspirados no passado.

PUBLICIDADE

publicidade

A dimensão internacional do Festival das Artes QuebraJazz reflete-se igualmente na apresentação do novo trabalho do CMS Trio, um dos mais aclamados trios de jazz em Espanha.

CMS 15 anos traz ao palco do Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, a 25 de julho, os músicos Javier Colina, Marc Miralta, Perico Sambeat, que apresentam um programa que reúne jazz, flamenco, música latina e ritmos de todo o mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE