Coimbra

11 querem fazer Auto Estrada entre Coimbra e Santa Comba Dão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-09-2015

A Infraestruturas de Portugal (IP) recebeu 11 propostas no âmbito do concurso lançado para a elaboração do Estudo Prévio da Via dos Duques, entre Coimbra (Nó da Ceira – A13 ) e Stª Comba Dão (IC12).

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ip3

Esta forte participação, de reputadas empresas de projetistas, é demonstrativa, segundo a IP, de que esta obra suscita grande interesse junto das mais diversas entidades do setor.

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Também reflexo deste interesse e empenho são os valores das propostas, bastante abaixo do preço base do concurso lançado pela IP.

Este é um dos projetos prioritários previstos no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+) para ser concretizado através de investimento exclusivamente privado, através do modelo de concessão com recurso a portagens.

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Este modelo de concessão apresenta novos desafios aos vários stakeholders através daquilo que foi designado como “concessão participativa”.

A Infraestruturas de Portugal apresentou recentemente numa cerimónia realizada em Mortágua, uma proposta base para a requalificação e modernização da capacidade da atual ligação rodoviária entre Viseu e Coimbra, a que denominou corredor Via dos Duques pelo facto desta autoestrada ligar os dois primeiros ducados em Portugal, Coimbra e Viseu, que foram fundados precisamente à 600 anos.

Pretende-se uma discussão alargada em volta da proposta base apresentada pela IP que é apenas uma hipótese, naturalmente aberta reformulações que garantam o interesse público e que atraiam o investimento privado.

Esta proposta, lançada como base para o trabalho dos projetistas que se apresentaram a concurso, foi já remetida aos stakeholders privados no âmbito da consulta participativa que estamos a promover.

O IP3 tem 72 quilómetros e faz a ligação entre as cidades de Coimbra e Viseu. Trata-se de um importante eixo de ligação no interior do país e de um trajeto essencial no transporte de mercadorias para exportação das indústrias da zona centro.

A orografia onde se insere o traçado tem níveis de tráfego de 18 000 veículos/dia, com grande percentagem de pesados, o que reduz fortemente o nível de serviço.

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