Coimbra

11 municípios criam Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã,Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares unem-se para constituir uma empresa intermunicipal de gestão de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior.

PUBLICIDADE

João Henriques, Luís Matias, Humberto Oliveira e Luís Antunes na apresentação da empresa em Penela.

Para melhorar a qualidade dos serviços às populações dos referidos municípios, a APIN irá investir na expansão das redes de abastecimento de água e de saneamento.

Focada igualmente na preservação do meio ambiente, esta a empresa intermunicipal irá também investir na manutenção das redes, de modo a reduzir as perdas de água e as infiltrações e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta união entre municípios permitirá otimizar os tarifários, com preços justos e acessíveis a todas as famílias, em especial às famílias numerosas e/ou economicamente desfavorecidas.

Estas 11 autarquias da região do Pinhal Interior encontraram, desta forma, a solução para conseguirem cumprir com os padrões de serviços atualmente exigidos que, até agora, eram difíceis de alcançar, dada a reduzida dimensão de cada município e das suas limitações ao nível dos recursos humanos e financeiros.

PUBLICIDADE

Os serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos serão geridos por uma única entidade representativa dos 11 municípios, de forma eficiente e sustentável. Nos primeiros 5 anos de atividade, prevê-se um investimento superior a 40 milhões de euros.  

Veja o vídeo do direto NDC na apresentação da APIN que decorreu hoje em Penela:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE