100 voluntários garantiram logística alimentar aos operacionais que combateram incêndio

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-08-2017

O Grupo Cénico Amador da Portela (GCAP), na freguesia de Tentúgal foi transformado no Centro Logístico Alimentar do incêndio que começou na sexta-feira, dia 11 de agosto, e que atingiu os concelhos de Cantanhede, Coimbra e Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

11

“Com o Posto de Comando Operacional de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) montado na Portela fui oferecer a minha ajuda e, desde sexta-feira, em parceria com Raul Leitão, presidente da junta de Freguesia de Tentúgal, constituímos uma equipa com mais gente e temos conseguido gerir os mais de 100 voluntários que quiseram vir dar o seu apoio a preparar as refeições”, avançou Marco Matias, médico de profissão e ligado ao associativismo da freguesia.

PUBLICIDADE

publicidade

9
“Antes de nos pedirem um espaço para servir 250 refeições, nós já tínhamos uma panela sopa pronta para os bombeiros”, garantiu Raul Leitão.

3
Os rostos mais visíveis de uma vasta equipa, com um forte sentido de missão e quase sem irem à cama, ajudam a combater o cansaço, a fome e proporcionaram banhos quentes a todos aqueles que andaram da frente de fogo e no teatro de operações. “A população já se estava a organizar, o GCAP cedeu o espaço gratuitamente e, desde logo, começou também a chegar a ajuda de muitos populares da freguesia, do concelho e dos concelhos vizinhos, dos minimercados e mercearias da freguesia, de empresas, das quintas de eventos mais próximas e das pastelarias de Tentúgal”, garantiram.

PUBLICIDADE

NDC cMontemor-o-Velho

Até ao almoço de domingo, a equipa já tinha preparado mais de 3200 refeições, incluindo pequenos-almoços e sem contar com os kits de reforço alimentar entregues de madrugada. “É com muito orgulho que vejo mais uma vez o concelho dar um forte exemplo de solidariedade e de uma organização exímia”, reforçou Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemo-o-Velho.

 
“Prestaram um apoio de elevadíssima qualidade destacado pela ANPC como um serviço exemplar e que a todos motivou para continuar o combate ao grande incêndio que assolou os três concelhos”, asseverou.

 
O autarca montemorense fez ainda questão de destacar “o excelente trabalho do Serviço Municipal de Proteção Civil que desde sexta foi incansável no apoio de retaguarda e na frente de incêndio a todos aqueles que nele intervieram”, bem como esclareceu: “A par dos meios municipais, foram contratadas mais quatro máquinas buldózeres que foram determinantes para travar os incêndios verificados na Portela, Meãs do Campo, Tentúgal e Marujal, fazendo com que não avançassem para as zonas habitacionais”.

 
“Não posso também deixar de elogiar e reconhecer o exemplo de solidariedade do Município de Penacova que, na pessoa do seu presidente Humberto Oliveira, nos cedeu equipamento, dando mostras de mais um bom exemplo de cooperação intermunicipal, bem como quero expressar um destaque especial ao secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que após o meu apelo direto tornou possível a vinda de dois pelotões das Forças Armadas, no sábado e no domingo, para operações de vigilância e de primeira intervenção no teatro de operações, de modo a apoiar os bombeiros já muito fatigados. Os militares vão estar no terreno também durante o dia de segunda-feira”.

1
Ao agradecer à ANPC, às Forças Armadas e a todas as entidades envolvidas a sua prontidão e desempenho demonstrados, Emílio Torrão deixou um apelo: “A população tem de estar vigilante para evitar que haja novos reacendimentos e deve de imediato avisar a GNR ou Serviço Municipal de Proteção Civil se virem pessoas ou quaisquer atividades suspeitas nas zonas florestais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE